A equipa Robotic Builders, constituída por estudantes do Ensino Secundário e liderada por Manuel Silva, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, ficou em terceiro lugar na Competição Europeia RoboCup Junior (European RoboCupJunior Championship – EURCJ), em Montesilvano (Itália), onde estiveram mais de cem equipas participantes de 16 países.
O RoboCup Junior compreende um conjunto de desafios na área da robótica, para motivar jovens para as áreas da ciência e tecnologia através das competições robóticas. A equipa Robotic.Builders participou na competição RoboCupJunior Rescue Simulation, também conhecida por CoSpace, com o objetivo de desenvolver um programa para um robô recolher objetos que se encontravam espalhados por uma arena (a área da competição) e depositá-los numa zona pré-definida, evitando obstáculos e armadilhas existentes.
“A participação de jovens nestas provas permite-lhes melhorar as suas competências técnicas nomeadamente ao nível da programação, mas também estimular o desenvolvimento de competências transversais [as denominadas soft skills]. Os participantes estão em contacto com equipas de diferentes países e culturas e têm que comunicar em língua inglesa, aprender a trabalhar em equipa, distribuir tarefas entre si, gerir prazos, gerir o stress de participar na competição, entre outras. O apoio do ISEP a estas iniciativas é muito importante para captar e incentivar os jovens a enveredarem pelas áreas das ciências e engenharias e para o apoio ao surgimento de novas equipas”, declara Manuel Silva, docente do ISEP e mentor da equipa Robotic Builders.
O apuramento das equipas portuguesas para esta competição realiza-se anualmente no Festival Nacional de Robótica, evento que conta com o apoio do Presidente da República e que este ano decorreu em Torres Vedras, entre os dias 25 e 29 de abril.
As equipas presentes na liga CoSpace foram inicialmente divididas em dois grupos e dentro de cada grupo tiveram todas que competir entre si, no dia 30 de maio. A equipa Robotic.Builders venceu todas as partidas em que participou e classificou-se em primeiro lugar.
No dia 31 de maio, decorreram as meias finais e as partidas finais para atribuição dos lugares do pódio. Na primeira meia final a equipa Robotic.Builders competiu com a equipa Pikachu, da Alemanha, tendo perdido esta partida após ter estado à frente na pontuação durante a maior parte do encontro. Na partida da atribuição dos terceiro e quarto lugares, a equipa orientada por Manuel Silva, docente do ISEP, defrontou uma outra portuguesa, da Escola Secundária de Barcelinhos, tendo assegurado um lugar no pódio na prova europeia.