Gustavo Ribeiro Alves, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, vai assumir as funções de presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (SPEE) para o mandato 2018-2020.
A eleição decorreu, recentemente, na Assembleia Geral, realizada na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, presidida por José Carlos Quadrado, Pró-presidente do Politécnico do Porto (P. Porto).
Nas palavras de Gustavo Alves, trata-se de “uma oportunidade de servir a sociedade, num papel que implica um pouco mais de responsabilidade. Em particular, motivar os sócios e trabalhar em conjunto em torno de três objetivos para o mandato que agora se inicia: melhorar os fluxos de trabalho internos da Sociedade; aumentar o número de atividades nacionais na área da educação em engenharia; e, promover a presença da SPEE em organismos internacionais, da mesma área, como por exemplo na Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia [IFEES]”.
A par desta nomeação, convém salientar o papel do ISEP enquanto sócio institucional fundador, desde 2010. A SPEE visa promover a excelência na educação em engenharia, através do envolvimento de docentes e instituições de ensino na discussão dos problemas e soluções existentes nestas áreas.
De dois em dois anos, a SPEE promove uma Conferência Internacional, denominada CISPEE, onde se reúnem vários especialistas nacionais e internacionais para o debate de ideias. O ISEP organizou a primeira edição da CISPEE em 2013, sendo que a terceira se realiza este ano na Universidade de Aveiro, entre os dias 27 e 29 de junho.