Nuno Breda, de 45 anos, tirou o Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica – Eletrónica Industrial no ISEP. Trabalha como sócio-gerente na IFTHEN, Lda, e na IFTHENPAY, sendo presença assídua em iniciativas sobre empreendedorismo no Instituto.
A IFTHEN, Lda assume uma posição de liderança no mercado nacional para software e aplicações várias para bombeiros e Proteção Civil. Nuno Breda, antigo estudante do ISEP, é um dos fundadores desta empresa, que surgiu em 1998, mas, desde então tem estendido os seus serviços. Atualmente, o empreendedor exerce também funções de gerência na IFTHENPAY – onde a equipa é praticamente a mesma –, mas o foco está mais centrado no sistema de pagamentos por multibanco com o objetivo de auxiliar os bombeiros e Empresas nas cobrança das Quotas, Bens ou Serviços. Com este percurso, poder-se-á afirmar que Nuno Breda é um empreendedor de sucesso. Mas como é que tudo começou?
“Saí do ISEP e fui estagiar para uma empresa de tubos sem ganhar nada, onde trabalhava como ajudante de eletricista. Certo dia, o patrão pediu-me para fazer um estudo sobre o consumo de energia, o qual foi apreciado e, por isso, passei a receber o meu primeiro salário”, conta Nuno Breda. Este relato retrata os seus primeiros passos na fase após a vida académica, mas a verdade é que o engenheiro, natural de Estarreja, nunca mais parou. Seguiu-se um trabalho numa empresa de papel, onde assumiu tarefas mais importantes, contudo foi juntamente com o seu irmão e um amigo que encontrou o melhor para a sua carreira: a criação da própria empresa.
Nuno Breda considera que os ensinamentos adquiridos na instituição foram fundamentais para a sua vida profissional. “O ISEP deu-me a base mais importante de todas, ou seja, a capacidade de trabalho. Sendo um curso com uma carga horária mais extensa, com bastantes disciplinas práticas, às quais era necessário elaborar relatórios, criou hábitos de rigor e responsabilidade. O ISEP ensinou-me a aprender!”, declara. O ISEP revelou-se tão preponderante na formação pessoal e profissional de Nuno Breda, que pondera até regressar um dia como estudante: “Tenho saudades de estudar outra vez no ISEP e ainda irei fazê-lo, numa Pós-graduação ou formação.
Tal como todos os que por aqui passaram, as memórias são mais que muitas, contudo, há um momento em particular que gosta de recordar. “Numa aula de Análise Matemática, num anfiteatro cheio de estudantes, alguém escreveu na folha de presenças a vermelho: Galileu Galilei. Naturalmente, o docente não achou muita piada e ainda tentou descobrir quem seria o engraçadinho… Não deixou de ser um momento com boa disposição, graças à presença de tão ilustre personagem entre nós”, graceja.
Devido à sua carreira e percurso bem-sucedido, Nuno Breda tem sido convidado, nos últimos anos, para dar algumas palestras no ISEP sobre empreendedorismo, tendo participado, inclusive, no ISEP Challenge. Para os potenciais e atuais estudantes a mensagem é perentória: “Descubram o privilégio que é estudar no ISEP! No fundo, é dar valor ao ensino do ISEP, descubram que o culto do rigor, da disciplina dos hábitos de trabalhos, será extremamente valioso mais tarde!”