Investigação

Projeto OpenIn visa o desenvolvimento de sistemas industriais automatizados
14-02-2018

O GILT (Games Interaction and Learning Technologies) – grupo de I&D do ISEP, através dos docentes Paula Escudeiro, Nuno Escudeiro, Ricardo Almeida e Ana Barata, está a trabalhar no OpenIn (Open Source Applications for Industrial Automation) que visa o desenvolvimento de sistemas industriais automatizados, tendo em vista a redução dos custos associados à produção destas tecnologias.

Este projeto é financiado pela União Europeia (UE) – Erasmus+ Strategic Partnerships Programme com um orçamento superior a 160 mil euros e conta, no total, com a participação de quatro instituições de países distintos: Politeknika Ikastegia Txopierri, País Basco (Espanha) – que assume o papel de coordenação; APRO Formazione (Itália); ISEP e Technological Educational Institute of Crete (Grécia).

O OpenIN tem como objetivos a análise das possibilidades de ensino de hardware e software para a conceção de sistemas automáticos, bem como o desenvolvimento de materiais inovadores de alto nível de complexidade para instituições de formação profissional, Ensino Superior e empresas que utilizam sistemas de automação. Para além disso, prevê a criação de ferramentas para a formação de estudantes através de casos reais e também de uma metodologia de trabalho que permita ter critérios comuns para a conceção de sistemas automatizados.

Neste cenário, o grupo de trabalho está a fomentar a realização de cursos de formação para estudantes de nível 5 e superior do EQF  (European Qualification Framework) no campo da Automação Industrial, utilizando Aplicações Open Source, tal como ações formativas para empresas e docentes, que realizar-se-ão ao longo deste ano.

O projeto arrancou oficialmente em novembro de 2016, mas prolonga-se até 2019, estando previstas diversas iniciativas de promoção como, por exemplo , a realização de cursos intensivos de curta duração destinados a docentes e estudantes, workshops e seminários. A primeira ação formativa no âmbito do projeto decorreu recentemente, entre 5 e 9 de fevereiro, envolvendo cerca de dez docentes das quatro instituições parceiras.

+INFO Site oficial do projeto