O Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) promove a realização do primeiro workshop dedicado ao tema “Química Verde: Técnicas avançadas de extração”, no dia 22 de fevereiro, entre as 8h30 e as 18h00, no Auditório E, do ISEP.
Os processos de extração são largamente utilizados em meio industrial, tendo importantes aplicações nos sectores alimentar, cosmético, farmacêutico, petrolífero e químico, bem como noutras áreas, tais como a artística. Os seus impactos ambientais são geralmente significativos, pois para além de requererem o uso de elevadas quantidades de solventes orgânicos, estima-se que consumam cerca de 50% da energia envolvida no processo produtivo.
Os métodos tradicionais de extração não cumprem, por isso, os princípios fundamentais da Química Verde, altamente focada na redução do uso de solventes, de forma a minimizar os impactos ambientais sem comprometer a eficiência e os custos de produção. Neste contexto, tem crescido o interesse na procura de métodos de extração mais verdes e sustentáveis, sendo este um tema de investigação multidisciplinar nas áreas da química aplicada, biologia e tecnologia.
Este workshop pretende apresentar e discutir a utilização de tecnologias emergentes na extração seletiva de compostos, priorizando os princípios da Química Verde. O programa de trabalho abrange os mais recentes avanços nas principais técnicas de extração verde, bem como os seus princípios de funcionamento e aplicações.
PROGRAMA E INSCRIÇÕES NO EVENTO
+INFO cmm@isep.ipp.pt