António Silva, de 44 anos, licenciou-se em Eletrotécnica – Controlo Industrial pelo ISEP, em 1998. Atualmente, destaca-se pelas funções de CEO na Nonius, empresa que fundou e tem a sua tecnologia em mais de 215 mil quartos de hotéis em todo o mundo.
“Saber fazer” é o lema que tem norteado o percurso do ISEP ao longo do tempo; este é também um dos ideais que se pretende que cada estudante interiorize. António Silva exemplifica, claramente, a capacidade do Instituto em formar engenheiros empreendedores de qualidade. Após uma série de valorativas experiências profissionais, que incluem a EFACEC e uma carreira internacional, em Inglaterra, o antigo estudante decidiu arriscar e mudar a sua vida ao fundar a sua própria empresa. A Nonius nasceu em 2005, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitem aos operadores hoteleiros oferecerem aos seus hóspedes serviços digitais de última geração.
“A Nonius é uma empresa multinacional portuguesa [com sede na Maia e delegações em Lisboa; Madrid – Espanha; Almere – Holanda; São Paulo – Brasil; e Cancún – México]. Temos a nossa tecnologia em mais de 215 mil quartos de hotel espalhados por mais de 50 países”, conta António Silva, acrescentando que algumas das soluções desenvolvidas incluem: “comunicações de voz e Internet, infotainment, soluções multimédia e serviços de instalação, gestão e manutenção para hotelaria, navios-cruzeiro e unidades de saúde”.
Com uma carreira de sucesso, António Silva tem participado também em diversos fóruns, feiras e conferências, tanto como orador, contribuidor ou participante. No seu entender, “é importante sair da ‘caixa’ e ver o que os outros estão a fazer”. De facto, considera que o seu percurso profissional foi inevitavelmente influenciado pela sua aprendizagem no ISEP. “Fiz o meu curso por vocação, foi muito estimulante e, sem dúvida, deu-me as bases para conseguir ano após ano evoluir em todos os temas a que me dedico. Tudo aquilo que aprendi foi benéfico e o trabalho árduo durante os cinco anos do curso deu-me ritmo para o mercado de trabalho”, salienta.
Dos tempos de estudante recorda com carinho os docentes, a quem deve respeito e gratidão, mas, sobretudo, aos seus colegas de curso, onde fez alguns dos seus melhores amigos. Quando questionado sobre a existência de momentos caricatos, mostra-se parco em palavras, mas, uma vez mais, evidencia a garra que absorveu no Instituto. “Com um colega fiquei muito focado no projeto final de curso, no qual desenvolvemos um carro autonomizado. A determinação foi tal que passávamos os dias e noites no laboratório”, declara.
Atualmente, António Silva continua a acompanhar de perto o ISEP, não só pelos estagiários que recebe na sua empresa, mas também pelas notícias online e eventos. Uma curiosidade: o CEO da Nonius foi um dos oradores-convidados do seminário “De engenheiros a empreendedores”, promovida pelo Núcleo de Empreendedorismo do ISEP – ISEP.start, que teve lugar no dia 25 de novembro de 2017, no Auditório Magno do ISEP.
No final, António Silva aproveita para deixar uma mensagem de incentivo a todos os estudantes: “Especializem-se em algo que sintam paixão, dediquem-se e não tenham medo de mudar se necessário. Façam do dinheiro uma consequência e não um objetivo!”