Outro

Docente distinguido com o Prémio Normalização 2017
20-12-2017

Luís Miguel Ciravegna Fonseca, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do ISEP e investigador do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica (CIDEM), foi distinguido com o “Prémio Normalização 2017”, outorgado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ).

Este prémio foi atribuído ao docente do ISEP na qualidade de vogal da Comissão Técnica CT 80 – “Gestão da qualidade e garantia de qualidade”, sendo os projetos recentes mais significativos da comissão a edição e divulgação das versões portuguesas das normas NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISSO 9000:2015.

“A Gestão da Qualidade, com destaque para a aplicação das normas ISP 9001:2015, a nível global, é umas das minhas áreas preferenciais de ensino em diversas unidades curriculares de cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-graduação do DEM. A nível de investigação publiquei – individualmente, ou em coautoria com colegas – sete artigos em revistas internacionais indexadas ao Scopus e/ou ISI, desde 2015 até ao presente, sobre esta temática”, afirma Luís Fonseca.

O “Prémio Normalização 2017” tem como objetivo reconhecer o trabalho dos peritos que desenvolvem trabalho normativo, num compromisso e numa partilha de conhecimento, centrado na inovação e na construção de um mundo mais seguro e responsável. Destina-se a ser atribuído anualmente às Comissões Técnicas (CT) cujo desempenho se destaque pelo seu especial contributo para o desenvolvimento e promoção da Normalização Portuguesa associado a um exemplo de Boas Práticas e evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos da Normalização Portuguesa.

Apesar da relevância do prémio, esta não é a primeira distinção atribuída ao docente do ISEP. No seu currículo constam outras como, por exemplo: Fellow Member da ASQ – American Society for Quality, desde novembro de 2014, sendo o primeiro português a ser alvo deste reconhecimento; “Prémio Agostinho” – 2013 – 8.ª edição atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), pela tese de Doutoramento “Influência da responsabilidade social das organizações para o seu sucesso sustentável”.