Investigação

ISEP parceiro em projeto de 9,5 milhões para a área dos média
28-11-2017

CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content) é o nome do maior projeto português para a área dos média, com um orçamento de 9,5 milhões de euros financiados pela Agência Nacional de Inovação (ANI). No total estão envolvidas 24 instituições, incluindo o ISEP e o INESC TEC (através do Centro de Telecomunicações e Multimédia – CTM).

A atravessar um profundo processo de transformação devido à migração para o digital, o setor dos media tem diversos problemas por resolver, nomeadamente ao nível da tecnologia e dos próprios modelos de negócio. Com este projeto, que arrancou oficialmente em outubro, o grande objetivo é precisamente desenvolver produtos para a área dos média e reforçar a exportação e a presença nacional nos mercados internacionais.

“O ISEP irá participar em diversos dos dez projetos piloto previstos, contribuindo assim de forma crucial para a especificação e implementação de soluções que terão impacto em diversos setores dos média digitais, incluindo televisão [Porto Canal, OSTV], imprensa [Jornal de Notícias], cultura e herança cultural [através do desenvolvimento de um portal para disponibilizar os filmes do Plano Nacional de Cinema da Cinemateca], bem como para o desenvolvimento da indústria tecnológica nacional”, explica a docente do ISEP e investigadora, Paula Viana.

Entre os produtos a serem desenvolvidos e exportados constam, por exemplo, sistemas para a transmissão em tempo real de vídeo 4k usando IP na cloud, ou um sistema de realização de TV na cloud. Outro dos focos passará pela distribuição de conteúdos centrada no consumidor e em situações complexas, e ainda novas ferramentas de navegação e interação, serviços imersivos, etc.

O CHIC prevê exportar até 2020 os novos produtos a serem concebidos, os quais serão comercializados em 77 mercados internacionais, destacando-se o brasileiro, alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático. Até à data, as soluções de I&D eram “tipicamente centradas em nichos, não respondendo de forma transversal e integrada a problemas comuns. O CHIC, ao agregar no mesmo projeto um conjunto variado de setores, pode contribuir de forma significativa para a obtenção de soluções abertas e integráveis”, acrescenta Paula Viana.

O projeto é coordenado pela MOG Tecnhologies e conta com vários tipos de parceiros: Cluster Media.labs, GEMA, vMuse, SisTrade e Youon (do setor tecnológico); ISEP, INES TEC, Universidade de Aveiro, Universidade Católica, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cinemateca, Universidade Aberta e Centro de Computação Gráfica (do setor científico); Jornal de Notícias, OSTV, Porto Canal, Tadinense Artes Gráficas, Altice Labs, GMK produções e os clusters TICE e ADDICT (do setor dos média).