Outro

Departamento de Física aposta em formações na área da metrologia
12-06-2017

O Departamento de Física (DFI) do ISEP, em conjunto com o Centro de Instrumentação e Metrologia na Saúde (CIMSaúde), promoveu recentemente a primeira edição da formação em “Metrologia Aplicada e Qualidade”, num total de 35 horas.

Após este curso, está prevista, brevemente, a abertura de mais ações formativas na área da metrologia. Esta iniciativa atraiu dezenas de técnicos metrologistas de diversos municípios portugueses, nomeadamente de Valença, Bragança, Mirandela, Chaves, Braga, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Paredes, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Ovar, Pombal, entre outros.

“Com este curso pretende-se iniciar uma série de formações modulares para técnicos a trabalhar em metrologia. Em breve, será lançada uma formação de Medição 3D e Cálculo de Incertezas Utilizando o Método de Monte Carlo”, explica o docente do ISEP e coordenador da formação, António Silveira.

Os conteúdos da formação em “Metrologia Aplicada e Qualidade” incidiram, sobretudo, no sistema internacional de unidades e seus desafios futuros, erros e incertezas, certificados de calibração e critérios de aceitação. Para além da parte teórica, os formandos tiveram aulas laboratoriais, onde realizaram calibrações de aparelhos de medida.

No final do curso, o feedback obtido por parte dos formandos não poderia ser mais positivo, pelo que a ideia passa por continuar a apostar em ações formativas deste género. Deste modo, o ISEP responde a necessidades específicas de quadros especializados, contribuindo para o aumento dos conhecimentos em metrologia no mercado de trabalho nacional.

A formação em “Metrologia Aplicada e Qualidade” foi ministrada por António Silveira e Nuno Gueiral, ambos membros do corpo docente do ISEP, mas também por Paulo Cabral, Alexandre Lourenço e Carlos Sousa.