Investigação

GILT produz jogo que ajuda estudantes na transição para o mercado de trabalho
08-06-2017

O ISEP, através do grupo de investigação GILT (Games Interaction and Learning Technologies), é parceiro no projeto europeu LEAP (Lean and Agile Practices Linking Higher Education to Industry), que visa o desenvolvimento de um jogo que facilita a transição dos estudantes do Ensino Superior para o mercado de trabalho.

O LEAP, que arrancou no final do ano passado e prolonga-se até julho de 2018, pretende potenciar a aprendizagem dos estudantes, ao beneficiar, em simultâneo, formandos, docentes e empresas. A ideia passa por implementar um projeto de aprendizagem imersivo e ativo baseado em jogos sérios, que oferecem vantagens educacionais para os estudantes como, por exemplo, feedback em tempo real (para que os utilizadores consigam compreender os efeitos das suas ações e escolhas).

Com este projeto pretende-se, portanto, a construção de experiências e conhecimentos entre os estudantes de Ensino Superior sobre as práticas emergentes e ágeis da indústria, capacitando-os para uma transição efetiva para o mundo profissional, com foco claro em disciplinas de engenharia. A par disso, objetiva-se o desenvolvimento de conteúdos digitais de elevada qualidade para o Ensino Superior, ligados às necessidades académicas e industriais. Com efeito, os docentes terão depois acesso a um conjunto de conteúdos inovadores, que poderão aplicar na prática.

 “O jogo será um jogo sério, ou seja, em que o objetivo primordial não é o entretenimento ou lazer, mas sim potenciar a aprendizagem dos estudantes. O jogo será um misto de Role-Play Game [RPG) e simulação, pelo que estará organizado numa série de learning scenarios, os quais irão abordar diferentes temas. O produto final será disponibilizado gratuitamente”, explica o docente e investigador do ISEP/GILT, Carlos Vaz de Carvalho.

Para além da mencionada exposição às práticas industriais, e especificamente o design ágil, o LEAP permitirá aos estudantes o desenvolvimento de competências como a capacidade de colaboração, trabalho independente, capacidade de priorização, comunicação, entre outras. Os investigadores envolvidos no projeto pretendem envolver as mais variadas áreas de engenharia, contudo destacam-se as seguintes: engenharia de software, engenharia de computação, engenharia elétrica, ou engenharia de serviços.

Até ao momento, o GILT realizou já um levantamento de boas práticas no Ensino Superior a nível nacional, de forma a reunir uma melhor contextualização do panorama de aprendizagem atual. Num futuro próximo a unidade de I&D do ISEP, sob a liderança neste projeto do Professor Carlos Vaz de Carvalho, vai também trabalhar no desenho do jogo e dos cenários de uso. O GILT será ainda parte ativa na elaboração de conteúdos de apoio aos docentes, para ajudá-los na integração de novas metodologias nas suas práticas letivas.

O projeto LEAP envolve, além do ISEP, outras cinco instituições, nomeadamente: Universidade de Thessaly, Instituto de Investigação e Tecnologia de Thessaly (Grécia); Universidade de Talin (Estónia); Universidade Central de Lancashire (Reino Unido) e Universidade de Vigo (Espanha). No total o consórcio tem um orçamento de 300 mil euros, que são financiados pelo programa ERASMUS+, da União Europeia.

+INFO Página oficial do LEAP / Professor Carlos Vaz de Carvalho (cmc@isep.ipp.pt)