Estudar

Concurso de Pontes de Esparguete com aumento na adesão
04-04-2017

A final da 4.ª edição do Concurso de Pontes de Esparguete, organizado pelo Laboratório de Resistência de Materiais (LRM) do Departamento de Engenharia Civil (DEC), realizou-se no dia 29 de março. Bernardo Tavares, João Lança e João Costa foram os vencedores da iniciativa que contou, entre outros, com os apoios da Milaneza e da EXPT. No total participaram 16 estudantes, divididos pelos cinco grupos em competição.

O modelo vencedor tinha um peso de 241,3 gramas, tendo atingido a rotura com 15,17 quilogramas de esparguete. Cada elemento do grupo que ficou em primeiro lugar recebeu um casaco, cachecol e pen da aeISEP, cabazes Milaneza, carregadores de telemóvel para isqueiro do carro e um kit de estruturas EXPT.

“Trata-se dum evento importante, pois corresponde a um trabalho didático num ambiente descontraído. Assim, possibilita a aplicação prática de conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares Estática e de Resistência de Materiais; engenho na construção do modelo de uma ponte e seu ensaio até à rotura, onde poderão verificar experimentalmente o comportamento da estrutura”, explica a docente do DEC, Madalena Serpa Marques.

Esta edição registou um aumento na adesão do número dos estudantes comparativamente ao ano passado, incluindo também algumas novidades. Pela primeira vez, todos os participantes receberam prémios, os quais foram patrocinados pelas várias entidades apoiantes.

Para além dos aspetos acima mencionados, a final do 4.º Concurso de Pontes de Esparguete este ano teve a particularidade de realizar-se, em simultâneo, com a primeira “Mostra Tecnológica” do DEC. No mesmo dia, diversas empresas tiveram a oportunidade de dar a conhecer, com recursos a ensaios, alguns dos seus equipamentos, valorizando ainda mais esta edição do concurso.