Outro

SOMOS ISEP: José Tenreiro Machado
24-01-2017

Nascido em Pinhel, uma região marcada pela beleza da sua História e paisagens, José Tenreiro Machado há muito que dedica parte da sua vida ao ISEP. Atualmente, exerce o cargo de Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) e adora estudar fenómenos desconhecidos. Autor de diversos artigos científicos, considera que o Instituto se destaca doutras instituições de ensino, devido à relação de proximidade ímpar que existe entre o corpo docente e discente.  

-Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

O meu ingresso teve lugar em 1 de outubro de 1998, no âmbito de um concurso público para Professor Coordenador. Recordo, claramente, o início da minha atividade no ISEP como momentos felizes, sem muitas das preocupações que existiam na minha anterior posição noutra instituição.

-O que mais o fascina naquilo que faz?

Estudar fenómenos desconhecidos. Evito a tendência atual para uma superespecialização na investigação de somente um tópico, preferindo uma posição mais eclética e abordando assuntos tão diversos como, por exemplo, sistemas dinâmicos, genética, algoritmos computacionais, modelização dos sistemas, entre outros.

-Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Uma vez, confundi um docente que ia fazer vigilância com um estudante que ia fazer exame. Então, passei-lhe um sermão por não estar atempadamente na sala a fazer a prova. O colega reagiu com humor e ainda hoje brincamos com a situação.

-Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Aproveitar bem o tempo e planear as tarefas, contando com a logística necessária.

-Qual o segredo para o sucesso?

Muito trabalho, dedicação e gosto por ter o trabalho bem feito.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

No ISEP existem uma boa relação de proximidade entre os professores e os estudantes, algo que não se verifica frequentemente noutras instituições, sejam nacionais ou internacionais.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

O meu gabinete! Nesse local posso dedicar-me ao meu trabalho com relativa privacidade e com acesso rápido a quaisquer meios computacionais ou bibliográficos que necessite.

-Uma ideia para crescermos mais?

Promover uma qualidade superior no ensino, na investigação, mas também na cooperação com outras instituições nacionais e internacionais.

-Houve algum membro do ISEP que o tivesse marcado? Porquê?

Sim, o engenheiro Mesquita Guimarães! Isto devido a todo o seu empenho e dedicação tanto ao DEE como ao ISEP.

Perfil

Cinema: Gosto muito de cinema como, por exemplo, “O Código Da Vinci” e “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Também aprecio certos filmes e séries policiais que envolvam dedução lógica. Aprecio muito o ator Tom Hanks ou o realizador Alfred Hitchock.

Literatura: Muitos livros de ficção científica como “Cosm”, de Gregory Benford, ou “Está a brincar, Sr. Feyman!”, “Retrato de um físico enquanto Homem”, ambos de Richard P. Feyman. Gosto também das aventuras de Hercule Poirot, Sherlock Holmes e de Blake e Mortimer (banda desenhada).

Música: As minhas bandas favoritas são os Coldplay, os Keane e os Madredeus. Contudo, as músicas que mais me agradaram são o álbum “Mylo Xyloto” dos Coldplay” e o tema “The Deer Hunter” dos The Shadows.

Viagem de sonho: Não tenho. Viajo bastante a nível profissional e não sinto a necessidade de uma viagem especial.

Gastronomia: Peixe grelhado e bacalhau nas suas inúmeras formas de ser cozinhado.

Lazer: Leitura, cinema e música.

Desporto: Futebol Clube do Porto e xadrez.

Se pudesse mudar o mundo: Eliminava as guerras e promovia um maior investimento na saúde, ensino e ciência.

Filosofia de vida: Gosto por descobrir e analisar fenómenos singulares.

ISEP numa palavra: Invicta.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diaramente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.