Estudar

12 opções com Futuro: André Gonçalves
20-07-2016

A paixão pelo mundo da eletricidade levou André Gonçalves, de 25 anos, a trocar o curso de Tecnologias e Design do Produto pela Licenciatura de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia do ISEP. Natural de Olhão, a mudança para a cidade do Porto não foi fácil. Porém, hoje em dia sente-se mais feliz que nunca pela aposta nesta área formativa, bem como na instituição que o acolheu. De tal forma, que é um dos embaixadores que ajudam a elevar o nome desta grande Escola de Engenharia.

-Porquê o ISEP?

Tive conhecimento do ISEP através de um amigo meu, que me aconselhou devido ao facto de eu, na altura, procurar uma instituição com as seguintes caraterísticas: ensino prático e de qualidade; reconhecimento; saída profissional; boa localização e um regime de licenciaturas independentes dos mestrados, entre outros motivos. Assim escolhi o ISEP, com as máximas para um ensino de referência.

-Quais os motivos que te levaram a apostar neste curso?

A opção por este curso deve-se a uma paixão que sempre tive pelo mundo da eletricidade. Inicialmente, pensei em enveredar pela área de engenharia mecânica. No entanto, ao terminar o Secundário deparei-me com tudo aquilo que realmente me identificava e sempre me fascinou. Então, rapidamente se dissiparam quaisquer dúvidas.

-O que mais te fascina na área?

Torna-se difícil explicar. Isto porque, relaciona-se com o entusiasmo que tenho pela energia, luz, projetos, pela criação e montagem de instalações de raíz em casas… É fascinante perceber como tanta energia consegue ser transportada por uns simples pares de cabos. É fascinante conseguir produzir energia elétrica com um simples painel solar ou um aerogerador. Todo esse conhecimento, faz-me sentir um alegre fascinado por esta área.

-A Licenciatura está a corresponder às tuas expetativas? E o ISEP?

Sim, ambos estão a corresponder às expetativas. No curso estou a encontrar mesmo aquilo que procurava e à medida que vou estudando novas matérias, cada vez mais, tenho a certeza que fiz a escolha acertada. Por sua vez, no ISEP têm sido excelentes ao proporcionar aos seus estudantes o melhor, trabalhando diariamente para ganhar certificações que visam uma futura valorização profissional.

-Como é viver e estudar no Porto?

No primeiro ano, a adaptação não foi muito fácil porque sou do Algarve, onde o clima é totalmente diferente e, nesse sentido, foi complicado. Todavia, essas dificuldades foram ultrapassadas e encontrei na cidade tudo aquilo que nunca tive na minha zona.

-Que factos têm marcado mais esta experiência?

Desde o momento da chegada, têm sido experiências muito marcantes. A nível académico transportei para a vida pessoal bastantes amigos que conheci no ISEP. Além disso, hoje sou um dos embaixadores desta instituição, porque aqui aprendemos imenso sobre comportamento humano e como lidar com certas adversidades.

-Para finalizar, que conselhos gostarias de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

Aproveitem cada momento como se fosse o único porque, de certeza, que vão levar para a vida experiências bastante marcantes para recordar um dia mais tarde. Porém, devem também dar tudo aquilo que são e destacarem-se entre muitos outros com as mesmas aptidões académicas. Pois, se pretenderem ter conhecimentos o ISEP é, sem dúvida, uma mais-valia.