Estudar

12 opções com Futuro: Valter Correia
13-07-2016

Com 23 anos, Valter Correia gosta de praticar desporto, ler, ouvir música e socializar com os amigos. Porém, é nas paisagens que o envolvem que encontra a serenidade de que precisa. Confesso aficionado das ciências da terra, optou pelo curso de Licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente. Durante o seu percurso no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o estudante acompanhou de perto o reconhecimento da instituição, tornando-se na mais acreditada Escola de Engenharia da Península Ibérica.

-Porquê o ISEP?

Sempre conheci o ISEP como uma ‘escola de formação’ de alto nível, os prémios e certificados obtidos são provas do reconhecimento que o instituto tem. Sempre ouvi dizer que era uma instituição onde se trabalhava muito a parte prática, sendo esse um dos fatores que influenciou a minha escolha.

-Quais os motivos que te levaram a apostar neste curso?

O motivo principal deveu-se ao facto de ser um curso ligado às ciências da terra e tendo a vertente do Geoambiente cativou-me ainda mais.

-O que mais te fascina na área?

A versatilidade que levamos na ‘bagagem’. Num dia, podemos estar confinados numa mina, tal como no seguinte podemos estar no estrangeiro numa grande obra a contemplar magníficas paisagens sem descurar, claro, do principal objetivo.

-A Licenciatura está a corresponder às tuas expetativas? E o ISEP?

Tudo está dentro das minhas expetativas, salientando o facto de que o ISEP – desde que cá estou a estudar – se ter tornado na instituição mais acreditada da Península Ibérica.

-Como é viver e estudar no Porto?

É magnífico, o ambiente é acolhedor. Há espaços próprios para se estudar, sempre envolto pelas belas paisagens que o Porto nos proporciona, tanto a nível de monumentos, praias, jardins… Pode-se dizer que o Porto é um paraíso para os estudantes.

-Que factos têm marcado mais esta experiência?

O facto de sentir que os anos a frequentar o curso não estão a ser em vão, bem como o facto de aprender a cada dia que passa com todos aqueles que participam no meio académico.

-Para finalizar, que conselhos gostarias de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

Nunca é tarde de mais para se instruir, se tiverem oportunidade de ingressar no Ensino Superior, só devem ir em frente e seguir os vossos sonhos. Nessa caminhada em busca dos sonhos, vão conhecer professores de excelência e amigos que ficam para a vida. Acima de tudo, vão ter bases para que possam desempenhar os trabalhos desejados com sucesso.