Investigação

José Martins Carvalho distinguido pela Federação Europeia de Geólogos
24-05-2016

O professor emérito do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e EuroGeólogo (EurGeol), José Martins Carvalho, foi agraciado com a Medalha de Mérito de 2016 – o mais alto grau conferido – pela Federação Europeia de Geólogos (FEG), no passado dia 21 de maio, em Lisboa.

Com esta homenagem, Martins Carvalho foi, uma vez mais, reconhecido pela forma excecional como tem defendido e exercido a sua profissão ao longo dos tempos. De salientar também o facto de a revista internacional Environmental Earth Sciences (Springer) lhe ter dedicado um número especial de 518 páginas (volume 73, número 6, março de 2015).

Num excerto dessa grande entrevista, conduzida pelo docente do ISEP Hélder Chaminé, é possível conhecer melhor a carreira e alguns dos feitos do professor coordenador com agregação jubilado junto do Departamento de Engenharia Geotécnica da instituição. No artigo, José Martins Carvalho aborda os principais pontos da sua formação, percurso profissional e as perspetivas quanto ao futuro da hidrogeologia e da engenharia das águas subterrâneas.

Neste contexto, convém destacar o período em que esteve ao serviço do corpo de engenheiros do Exército Português – durante a Guerra Colonial, em Moçambique. Durante dois anos, adquiriu importantes conhecimentos e descobriu de perto a grandeza deste recurso natural: “Uma gota pode salvar uma vida, seja na guerra ou na paz. Uma mensagem de longa duração que eu retiro é que a prática profissional estrita da geologia é uma força que pode ajudar a resolver muitos problemas humanos” (in Environmental Earth Sciences).

Tendo por base as palavras acima mencionadas, é facilmente percetível a paixão que tem movido José Martins Carvalho durante toda a sua atividade profissional. Quanto ao futuro da hidrogeologia, considerou na mesma entrevista que é algo tão difícil de prever como ambíguo. No entanto, salientou que “provavelmente haverão hidrogeólogos no espaço, operando tanto na Lua como em Marte”. Mesmo assim, a atividade fundamental de pesquisa e prospeção deve concentrar-se no subsolo.

 De assinalar que foi lançado na reunião de Lisboa o último número da revista profissional European Geologist Journal em que se publica, com a colaboração de J. Martins Carvalho, antigos estudantes de mestrado e docentes do ISEP, um artigo ("from engineering geosciences mapping towards sustainable urban planning") sobre o papel central da cartografia aplicada em meios urbanos na prática da engenharia, do urbanismo e do ordenamento do território.

Nascido em Lisboa, no dia 12 de dezembro de 1942, José Martins Carvalho passou por empresas de referência no setor dos recursos geológicos, nomeadamente a Mining Exploration International, Geotécnica e Minas, Sondagens e Fundações ACAVACO, TARH ou SOGEO-Açores. A sua ligação ao ISEP remonta a 2004, tendo apoiado a elaboração e consolidação de três cursos de renome – Licenciatura e Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente (OE+EUR-ACE label) e Mestrado em Energias Sustentáveis.

No âmbito académico, o professor emérito do ISEP é doutorado e agregado em Geociências, com especialização em Hidrogeologia Aplicada, pela Universidade de Aveiro. Em 2000, foi-lhe atribuído o título “Millenium Hydrogeologist” pela International Association of Hydrogeologists na África do Sul. Além disso, é membro correspondente da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Geológica e de Minas), membro sénior da Associação Portuguesa de Geólogos e especialista em Hidrogeologia da FEG.