Estudar

Alumni ISEP distinguido com o Prémio Ação 2015 do grupo Nors
03-05-2016

O antigo estudante do Mestrado de Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Ricardo Costa, recebeu, recentemente, o Prémio Ação 2015, inserido na categoria Inovação da Nors, com base no trabalho desenvolvido no projeto MORS, uma parceria entre a multinacional e o Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA).

O trabalho teve como objetivo a modelação, desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de gestão de stocks, que possibilitasse a substituição da aplicação utilizada na AS Parts (empresa do grupo Nors). Implementado em janeiro de 2015, foram os resultados obtidos que ditaram a atribuição deste prémio. Após um ano de experimentação do novo modelo verificou-se uma evolução em várias frentes, nomeadamente: uma redução do valor de stock em cerca de 18 por cento, bem como um aumento do nível de serviço na ordem de 1 por cento num ano onde a faturação deste negócio subiu cerca de 10 por cento.

“A direção da Nors decidiu após a primeira fase do projeto, correspondente ao estágio curricular do Ricardo Costa, que aquele trabalho oferecia garantias suficientes de que o seu desenvolvimento seria uma mais-valia para a empresa. Surgiu, então, o projeto MORS, alicerçado num contrato assinado entre o LEMA e a SARI, tendo em vista o fornecimento do suporte científico-tecnológico necessário para o desenvolvimento e implementação do modelo sob a forma de uma aplicação informática integrável no sistema informático do grupo”, explica o coordenador do LEMA e docente do ISEP, Manuel Cruz.

Depois de ter efetuado o estágio no grupo Nors, Ricardo Costa foi contratado, tornando-se, assim, no primeiro matemático desta multinacional que está presente em 23 países e conta com mais de 4200 colaboradores. Atualmente, estão a ser acrescentadas novas funcionalidades ao modelo matemático que permitirão uma gestão de stocks ainda mais eficiente e com tomada de decisões baseadas em diversos objetivos.

Sobre a atribuição do Prémio Ação 2015, o docente e investigador do ISEP declara: “Esta distinção mostra mais uma vez que o trabalho desenvolvido pelo LEMA é considerado, também externamente, como sendo de alta qualidade. Além disso, os resultados das métricas utilizadas pela própria empresa são mais um exemplo das vantagens da transferência de tecnologia entre a Matemática Industrial e as empresas, mostrando que esta área da Matemática pode tornar as entidades que dela usufruem mais eficientes e competitivas.”

O Mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças, de onde emergiu o projeto supramencionado, especializa profissionais em modelação e computação matemática, classificação de dados, métodos de previsão e análise de risco para apoiar a resolução dos problemas tecnológicos e de gestão financeira. Este curso destina-se, sobretudo, a licenciados de engenharia, matemática, economia, gestão e contabilidade.