Este curso de mestrado tem a duração de dois anos letivos (120 ECTS).
A crescente necessidade que se tem sentido nas últimas décadas de gerir recursos escassos, tomar decisões conflituosas, compreender e simular fenómenos e mecanismos complexos e de produzir e administrar tecnologia sofisticada fez com que o interesse pela matemática aplicada tenha aumentado significativamente. Neste contexto, surge este mestrado, com um cariz prático, de real saber aplicado, e direcionado para a resolução de problemas, mediante a sua formulação e modelação matemática.
O campo de aplicação da matemática abrange todas as ciências e engenharias e encontra espaço nas finanças, na gestão, na economia, entre outras áreas.
Este curso tem por objetivo conferir competências em métodos matemáticos de resolução de problemas, nos contextos de engenharia, computação matemática, análise de risco, cálculo financeiro e atuarial e estatística. Pretende-se especializar profissionais no tratamento de problemas tecnológicos, científicos e de gestão financeira mediante a sua formulação e modelação matemática, o estudo matemático do modelo, a interpretação e verificação da solução, culminando numa apresentação de resultados acessível e no estudo da implementação das soluções encontradas.
No desenho dos conteúdos programáticos e da organização do curso houve uma atenção especial ao facto de este se destinar a estudantes com percursos académicos e profissionais distintos. Foi também tida em conta a opinião de diversos grupos empresariais nacionais sobre as competências mais importantes dentro desta área.