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Energia que Liga Portugal ao Brasil
05-06-2015

Horst Ardila defendeu com sucesso a sua dissertação para o mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia. Partindo de um proposta original, abastecer o consumo doméstico a partir da bateria de um veículo elétrico, o jovem engenheiro brasileiro tornou-se o primeiro estudante a concluir o programa de dupla titulação entre o ISEP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Através do Politécnico do Porto, o ISEP estabeleceu um protocolo de dupla titulação com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em julho de 2014. Este acordo internacional prevê que os estudantes do mestrado em Engenharia Civil e em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia possam realizar uma parte do curso em cada instituição, recebendo um diploma válido para os mercados português e brasileiro.

No final de maio, Horst Ardila tornou-se o primeiro mestre com dupla titulação em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, ao defender com sucesso o estudo “Utilização de Energia de um Veículo Elétrico para Abastecer uma Residência no Horário de Ponta”.

O projeto de Ardila centra-se na questão da diferença dos preços da eletricidade doméstica e procura uma solução alternativa para baixar os custos para o consumidor.

Nas tarifas diferenciadas, o preço da energia elétrica é mais barato durante a madrugada, nos chamados horários de vazio, e mais caro no final da tarde, no horário de ponta. Uma forma de evitar o consumo nos horários mais caros é comprar a energia durante o horário de vazio e armazená-la numa bateria para uso na hora de ponta.

A solução apresentada pelo mestre em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia passa pela utilização da bateria de um veículo elétrico. O estudo analisa a viabilidade económica e verifica, através de simulações, que que para alguns modelos de veículos, o sistema é economicamente viável.

Se para os proprietários de veículos híbridos, o sistema só é vantajoso se as necessidades de condução diária forem muito pequenas, já os proprietários de veículos 100% elétricos, este sistema pode trazer um retorno financeiro que justifica sua utilização.

O estudo “Utilização de Energia de um Veículo Elétrico para Abastecer uma Residência no Horário de Ponta” foi orientado por Maurício Dias, ISEP, e Cleber Guirelli, Universidade Presbiteriana Mackenzie.