Outro

LIGA-TE 2015: APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SEI
11-05-2015

O Instituto Superior de Engenharia do Porto vai apresentar os projetos que desenvolveu com alunos do Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo, no âmbito do programa SEI. A exposição decorre no dia 14 de maio, na Biblioteca Almeida Garrett do Porto.

O ISEP aproveitou o programa Sociedade Escola e Inovação (SEI), dinamizado pela Câmara Municipal do Porto para estimular o gosto pela ciência e conhecimento junto dos públicos mais jovens, para promover alguns projetos em parceria com o Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo.

Entre as várias atividades realizadas com estudantes do 7º ao 10º ano de escolaridade, foram realizadas atividades nas áreas de engenharia civil, engenharia química, matemática e programação.

Estudo e Construção de uma Ponte Treliçada (em Esparguete)
Este projeto pretendeu transmitir conhecimentos da área de engenharia civil, olhando a princípios da física e resistência dos materiais. Para ajudar os mais jovens a pensar a construção de uma ponte, eles foram desafiados a analisar o equilíbrio de forças, a calcular reações e a verificar resultados através de software próprio.

Desenvolver uma Aplicação Informática para Leitura de Cartões de Acesso a um Serviço Público de Higiene
Esta atividade mostrou como se constroem e gerem bases de dados para um serviço público. Os alunos tiveram de criar uma aplicação informática que permitisse gerir informação de uma base de dados e interligá-la a um leitor de cartões magnéticos.

Gestão de Resíduos de Laboratórios do ISEP
Esta atividade começou por sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade e de uma correta gestão de resíduos laboratoriais. Os alunos tiveram então de realizaram trabalhos que envolveram o tratamento de resíduos de laboratório, reduzindo a quantidade e perigosidade dos resíduos a enviar para eliminação.

Como se Faz uma Célula Fotovoltaica de Corantes?
Neste projeto pretendeu-se que os alunos construíssem células solares fotovoltaicas baseadas em corantes orgânicos, também designadas por células de Grätzel. O projeto inclui a sua caracterização, permitindo a extração dos parâmetros mais importante, como a eficiência de conversão, tensão de circuito aberto e a corrente de curto-circuito.

Cria uma História Interativa
Neste trabalho pretendeu-se que os alunos utilizassem uma ferramenta de programação, o Scratch, para criar uma história interativa.

Estes projetos serão apresentados no dia 14, na Biblioteca Almeida Garrett.