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DO BRASIL À PALESTINA, LABORATÓRIO REMOTO PERMITE APOIAR 1000 ALUNOS EM SIMULTÂNEO
20-03-2015

Instituto Superior de Engenharia do Porto disponibiliza a alunos espalhados por todo o mundo a possibilidade de utilizar o seu laboratório remoto. Do Brasil à Palestina, este laboratório chega a ter mil alunos em simultâneo a acederem. Instalado em 2010, com a integração no projeto VISIR que foi implementado, na altura, em várias instituições de ensino superior europeias, o projeto, do qual o ISEP é parceiro, foi agora distinguido internacionalmente com o prémio GOLC Online Laboratory Award 2015, na categoria de “Laboratórios Controlados Remotamente”, atribuído pelo Global Online Laboratory Consortium (GOLC). Num relatório publicado em 2014, a Comissão Europeia identificou que os laboratórios remotos são uma das tecnologias educacionais que terão um maior impacto nas escolas da Europa, dentro dos próximos quatro ou cinco anos.

Foi através do projeto PhysicsLabFarm que o ISEP integrou o consórcio Virtual Instrument Systems In Reality (VISIR), programa que pretende promover a criação de uma rede europeia de laboratórios remotos e virtuais e que integra instituições académicas em vários países, como é o caso de Portugal, Suécia, Áustria e Espanha. Este consórcio foi reconhecido internacionalmente, ao receber o prémio GOLC Online Laboratory Award 2015, atribuído numa conferência internacional que decorreu em Banguecoque, Tailândia.

O processo de criação de um laboratório remoto iniciou-se em 2010, no âmbito do projeto PhysicsLabFarm. O objetivo era possibilitar aos alunos do ISEP a utilização de uma ferramenta que pretende complementar o ensino tradicional e funcionar como uma mais-valia para os programas de ensino à distância. Nesse sentido, os laboratórios remotos permitem que os alunos possam utilizar os laboratórios em horário alargado, sem a presença de um técnico, tenham acesso a equipamento dispendioso, que muitas vezes não está disponível num laboratório tradicional, e que poderia representar algum risco. Esta tecnologia é igualmente uma vantagem junto dos utilizadores com limitações físicas.

O ISEP reconhece as vantagens da oferta desta ferramenta de ensino aos seus alunos. A aposta no desenvolvimento desta tecnologia tem sido uma preocupação constante do Instituto, que tem vindo a fazer atualizações e investimentos na plataforma que pode neste momento ser usada por mil alunos simultaneamente. Alunos do Brasil e da Palestina estão entre os vários alunos internacionais que beneficiam da aposta do ISEP no ensino à distância.

O PhysicsLabFarm é um projeto do Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI).