Outro

ISEP NA CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DA UIM 2014
05-03-2015

Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto receberam os certificados de participação na Universidade Itinerante do Mar 2014 no final de fevereiro.

A sessão de apresentação dos projetos finais de mar e entrega de certificados da Universidade Itinerante do Mar (UIM) 2014 teve lugar na reitoria da Universidade do Porto, no dia 20 de fevereiro. O ISEP esteve pela primeira vez neste evento, dando seguimento à participação de quatro mestrandos em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de uma docente na UIM.

Considerando o período de tempo passado no mar, esta experiência «foi deveras significativa para desenvolver competências que são importantes no mundo de trabalho hoje em dia: trabalho em equipa, perseverança, comunicação, tolerância, entre outras», avançou Filipe Silva, que está a desenvolver o mestrado na especialização em sistemas autónomos.

O jovem engenheiro eletrotécnico referiu ainda que a UIM lhe permitiu «aprender matérias e elementos importantes de outras áreas», nomeadamente ao nível do «empreendedorismo», reforçando a visão do «trabalho intrínseco ao desenvolvimento de um projeto viável».

A campanha, que decorreu a bordo do Navio de Treino de Mar Creoula, juntou os estudantes do ISEP com colegas das universidades do Porto e de Oviedo e da Escola Naval da Marinha Portuguesa.

Benedita Malheiro, docente do ISEP, destacou que «dos cerca de 80 estudantes que participaram na campanha de 2014, apenas três equipas terminaram e apresentaram os seus projetos finais de mar» na sessão de entrega dos certificados, o que «foi o caso das duas equipas que incluíam os estudantes do ISEP».

Intitulados “Ondomotriz para Bases Eólicas” e “Sistema de Apoio à Investigação Comportamental dos Peixes”, os projetos dos mestrandos ISEP ilustram o potencial da engenharia eletrotécnica e de computadores para a economia do mar.

«Parabéns ao Bruno, Filipe, Joel e Tiago pelo seu desempenho e participação nesta Campanha da UIM de 2014!», realçou ainda Benedita Malheiro, a docente que participou na campanha. O Laboratório de Sistemas Autónomos foi a entidade impulsionadora desta iniciativa no ISEP.