Outro

PROJETO PORTUGUÊS PREMIADO NOS WEX GLOBAL AWARDS 2015
02-03-2015

Projeto Neural AD (Neural Networks + Anaerobic Digestion) baseia-se em modelos de funcionamento do cérebro humano para aumentar a produção de energia em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Esta proposta de inovação tecnológica resulta de uma parceira entre as Águas de Portugal e o Instituto Superior de Engenharia do Porto e foi distinguido nos WEX Global Awards 2015.

Neural AD pretende apoiar a otimização da produção de energia a partir do biogás resultante do processo de digestão anaeróbia das lamas produzidas em Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O projeto começou a ser desenvolvido pelas empresas Simria e AdP Serviços, do Grupo Águas de Portugal (AdP), juntamente com o ISEP, através de um mestrando em Engenharia Civil, Hélder Rocha.

Face aos resultados promissores da primeira aplicação, as AdP e o ISEP abriram o projeto a outros parceiros, incluindo o Instituto Superior Técnico, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e as empresas de sistemas de saneamento Simarsul, Simtejo, Sanest e Águas do Noroeste, do Grupo AdP, encontrando-se a nova tecnologia agora em fase experimental em seis ETAR do Grupo AdP (Vila do Conde, Aveiro, Ílhavo, Vila Franca de Xira, Seixal e Cascais).

Este projeto, que espelha potencialidades das parcerias académico-empresariais para apoiar a inovação tecnológica, foi apresentado na conferência internacional Water and Energy Exchange Global, onde recebeu o prémio de melhor estudo na categoria “Água e Energia”.

Subordinada ao tema “Water, Energy, and the Zero Waste Society”, a WEX Global decorreu em fevereiro, em Istambul.