Estudar

PÓS-GRADUAÇÃO EM MAQUINAGEM AVANÇADA
12-11-2014

Estão abertas as candidaturas à pós-graduação em Maquinagem Avançada, até 12 de dezembro. Este curso especializa profissionais com competências nas tecnologias mais avançadas de maquinagem, para abordarem os processos produtivos de forma mais competitiva. A pós-graduação é lecionada em parceria com a Win Solutions, decorrendo metade do curso em ambiente industrial. Horário pós-laboral.

Pós-graduação em Maquinagem Avançada
280 horas | 40 unidades ECTS
Horário pós-laboral (sextas-feiras à noite e sábados)

A evolução tecnológica, o controlo computadorizado e a modelação 3D sustentaram uma enorme evolução dos processos industriais e das operações de maquinagem. As empresas nacionais têm acompanhado estas dinâmicas e apostado na renovação de métodos de trabalho e de equipamentos, mas carecem ainda de profissionais especializados, nomeadamente ao nível de quadros superiores e intermédios.

Com a pós-graduação em Maquinagem Avançada, o Instituto Superior de Engenharia do Porto apoia a especialização de profissionais com competências ao nível de modelação 3D e códigos-máquina mais elaborados, capazes de otimizarem ferramentas e trajetórias, cumprirem com requisitos de qualidade e explorarem as totais valências de equipamentos e ferramentas, para abordarem o mercado de forma mais segura e competitiva.

A pós-graduação em Maquinagem Avançada é lecionada em parceria com a Win Solutions, decorrendo metade do curso em ambiente industrial.

Destinatários
Profissionais com responsabilidades ao nível de sistemas produtivos, fabrico e maquinagem nas áreas dos moldes, peças para a indústria automóvel, aeronáutica, equipamentos industriais, ou fundição.

Plano de estudos
Computer Aided Manufacturing (30 horas)
Gestão Industrial (25 horas)
Maquinagem Avançada 5 Eixos (25 horas)
Metrologia (20 horas)
Preparação de Trabalho (50 horas)
Processos Avançados de Fabrico (25 horas)
Programação e Maquinagem CNC (85 horas)
Tecnologia do Corte (20 horas)

«Acreditamos que a pós-graduação em Processos Avançados de Maquinagem pode desempenhar um papel importante na indústria portuguesa. É de louvar que a componente prática e técnica assumam uma posição forte e com capacidade de incrementar grande valor num tecido empresarial em crescimento. Certamente que a nossa empresa irá ter esta formação como referência para qualificar os seus recursos».
José Pedro Couto, diretor de produção (Sá Couto & Monteiro)

«No mundo real, os engenheiros são constantemente desafiados para melhorar a eficiência, e reduzir custos. Um engenheiro com conhecimento de CNC está mais bem preparado para conseguir responder aos desafios que constantemente lhes são apresentados, sejam eles de produção ou de manutenção. É cada vez mais um fator diferenciador para as empresas».
Joaquim Campos, maintenance engineer (OGMA)

Candidaturas até 12 de dezembro de 2014
17 vagas

Coordenador de curso
Francisco Silva (fgs@isep.ipp.pt)