Outro

DEC APRESENTA ESTUDO SOBRE O PALÁCIO DE CRISTAL
03-03-2014

O encerramento da primeira edição da pós-graduação em Técnico de Inspecção de Estruturas foi assinalado com a apresentação de um estudo sobre a inspeção estrutural do Palácio de Cristal.

«Foi uma oportunidade para apresentar uma aplicação concreta das metodologias de intervenção lecionadas neste curso», refere Filinto Trigo, coordenador da pós-graduação. «O interesse foi acrescido pelo facto do estudo de caso se focar num edifício emblemático da cidade do Porto» acrescenta o docente do Departamento de Engenharia Civil (DEC).

Apresentação do estudo: principais objetivos e conclusões/resultados; identificação de elementos diferenciadores (metodologia inovadora?); parecerias

Outros projetos analisados durante a pós-graduação incidiram na inspeção de estruturas de betão (Faculdade de Economia da Universidade do Porto e viaduto de Gonçalo Cristóvão), estruturas metálicas (passagens pedonais na EN222 e na EN109), edifícios de alvenaria e de madeira (no Centro Histórico do Porto) e ainda estruturas geotécnicas (como o túnel da Ribeira e o talude da rua da Mocidade da Arrábida).

A sessão de enceramento da pós-graduação contou ainda com a entrega dos certificados de curso aos XX especialistas de inspeção estrutural que integraram a primeira edição.

O sucesso desta primeira edição da pós-graduação ficou patente na satisfação dos formandos ao nível dos temas abordados, metodologia prática e corpo docente.

«Verifica-se uma inquestionável necessidade de especialização de profissionais nesta área, nomeadamente para apoio às intervenções de reabilitação do edificado», destaca Filinto Trigo, que realça o facto de a primeira edição ter preenchimento a totalidade das vagas.

Neste sentido, o ISEP tem já prevista a abertura das pós-graduações em Reabilitação Urbana e em Ensaios de Diagnóstico de Estruturas.

+INFO: DEC