Outro

PRIMEIROS ESTUDOS DO MESTRADO EM MATEMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA E ÀS FINANÇAS DEFENDIDOS COM SUCESSO
27-08-2014

O Instituto Superior de Engenharia do Porto lançou o mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças em 2012, para especializar matemáticos orientados para o mundo empresarial. Em julho, foram apresentados os primeiros relatórios de estágio da edição inaugural. Os projetos de Nuno Aires e Ricardo Costa foram desenvolvidos junto de uma instituição bancária e do Grupo Nors e propõem soluções prontas a implementar.

“Prevenção e mitigação do risco de incumprimento mais eficaz na banca de retalho” é o nome do estudo desenvolvido por Nuno Aires junto de uma instituição bancária no Porto. Este trabalho desenvolve e operacionaliza modelos matemáticos aplicados ao tratamento de informação bancária para melhor definir classes de risco de incumprimento na banca de retalho. A proposta do mestre do ISEP permite ao Banco melhorar a perceção do risco de incumprimento dos clientes, relativamente às suas obrigações de crédito. Com esta ferramenta a instituição pretende perceber se, quando e como um cliente perderá a capacidade de pagar os seus créditos, mesmo antes de isso acontecer.

«O trabalho superou em termos de resultados o que inicialmente era esperado, tendo dele resultado um protótipo de um modelo pronto a funcionar, que a instituição de acolhimento vai utilizar de forma produtiva e que será posteriormente integrado nos processos existentes», destacou o júri da prova.

No mesmo dia foi também defendido o trabalho “Desenvolvimento de um modelo para a gestão de stocks no grupo Nors”. Este estudo de Ricardo Costa analise e compara modelos matemáticos de gestão de stocks para promover uma maior eficiência de processos no grupo industrial e comercial do Porto.

O projeto faz uma explicação das métricas utilizadas na comparação da eficiência de alternativas e do modelo desenvolvido para a gestão de stocks no Grupo Nors, terminando com a demonstração dos resultados obtidos. Com o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto, a empresa prevê alcançar uma muito significativa redução no volume de peças em stock, com grandes vantagens financeiras e sem perder capacidade de resposta às solicitações dos clientes.

Ricardo Costa «demonstrou uma excelente adaptação ao local de estágio, tendo revelado capacidade de compreender os desafios e de encontrar resposta para os mesmos com plena adequabilidade à empresa», referiu o júri, realçando que a empresa está preparada para avançar para uma fase de implementação.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto congratula Nuno Aires e Ricardo Costa, os seus dois primeiros mestres em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças.

Este mestrado especializa matemáticos com competências de modelação e resolução de problemas para apoiarem a competitividade e inovação em ambientes empresariais.