Outro

QUADRO VIRTUAL: MELHORIA CONTÍNUA DIÁRIA
07-07-2014

Finalista da licenciatura em Engenharia Informática desenvolve projeto final junto da SONAE. O objetivo do estudo de Humberto Filipe Brandão Moreira foi apoiar a implementação da metodologia Kaizen na gestão das equipas de trabalho, de modo a incentivar a melhoria contínua e a procura constante da excelência.

O projeto Quadro Virtual – Melhoria Contínua Diária pretendeu auxiliar a implementação da metodologia Kaizen na gestão do trabalho diário das equipas do departamento de recursos humanos da SONAE.

«Esta metodologia assenta sobre o conceito de melhoria contínua, incentivando à procura constante da excelência. A sua implementação estrutura-se em quatro níveis, recorrendo, cada um deles, a ferramentas específicas para a obtenção do objetivo pretendido», refere Paulo Proença, professor que orientou o trabalho.

«No primeiro nível da metodologia são abordadas as reuniões e os quadros de equipa, apoiados em suportes físicos, com o objetivo de incentivar os intervenientes a “falar e gerir com dados”. É neste contexto que surgiu a ideia de criar um quadro virtual que, à semelhança do quadro físico, permita registar toda a atividade das equipas, com a vantagem de consolidar indicadores de forma automática e permitir o acesso a todos os elementos de equipas geograficamente dispersas», acrescenta.

A solução desenvolvida disponibiliza uma plataforma Web colaborativa, que permite o registo de projetos, tarefas, agendamentos, oportunidades de melhoria, armazenamento de documentação partilhada, produção e impressão de indicadores de desempenho da equipa.

«Os objetivos propostos foram integramente cumpridos», destaca ainda o professor do ISEP.

«A aceitação do cliente excedeu em muito as espectativas iniciais, existindo a intenção de disponibilizar a ferramenta a todas as equipas do departamento com diferentes níveis de profundidade e foi também identificado um conjunto de oportunidades de melhoria que serão implementadas em versões futuras», indica Paulo Proença.

«Por outro lado, a direção de sistemas de informação demonstrou interesse em conhecer a ferramenta desenvolvida e, eventualmente, criar uma versão adaptada à sua realidade e necessidades», conclui o orientador do projeto.

LICENCIATURA EM ENGENHARIA INFORMÁTICA
http://issuu.com/isep/docs/isep.2014.lei