Outro

MUDEI - MÚSICA, DESIGN E ENGENHARIA PARA INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
09-06-2014

Instituto Superior de Engenharia do Porto integra projeto de inovação educativa do Politécnico do Porto (IPP) financiado pela Gulbenkian. O MUDEI – Música, Design e Engenharia para Inovação e Internacionalização integra ainda contributos espanhóis, britânicos, brasileiros e checos.

Imagine projetos de fim de curso juntando estudantes de diferentes áreas e países a trabalharem com suporte em ferramentas colaborativas e que depois se juntam para criarem produtos inovadores. É essa a proposta do MUDEI, um projeto disruptivo de inovação educativa do Instituto Politécnico do Porto que vai ser apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Construir um móvel que é ao mesmo tempo um instrumento musical, com design, acústica e suportado em tecnologias eletrónicas e informáticas é um bom exemplo de um desses projetos.

O projeto MUDEI irá juntar estudantes de informática e eletrónica do ISEP com estudantes de música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE.IPP), de design da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG.IPP) e estudantes estrangeiros. Um dos grandes objetivos é dinamizar competências transversais, a criatividade, espírito inovador e a internacionalização no processo formativo dos estudantes.

O IPP coordena o projeto, onde também irão participar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), a Universidade de Nottingham (Reino Unido), a Universidade Hradec Králové (República Checa) e a Universidade de Salamanca (Espanha).

O projeto começa numa fase piloto com 24 estudantes do IPP e oito estudantes internacionais. Foi decidido envolver desde o princípio a Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Politécnico do Porto (OTIC.IPP), visto que alguns dos projetos dos estudantes poderão ser patenteados e dar origem a novas empresas.

O MUDEI arranca em outubro e finaliza com a realização de uma exposição e de um concerto, onde serão exibidos e demonstrados os objetos inovadores propostos pelos vários grupos de estudantes.

Carlos Ramos, vice-presidente do IPP, é o responsável pelo projeto, estando a orientação dos estudantes de informática a cargo de Luiz Faria e Constantino Martins e a dos estudantes de eletrónica a cargo de Lino Figueiredo.

+INFO: GECAD