Outro

PERSPETIVAS ATUAIS E FUTURAS DA INVESTIGAÇÃO DO CANCRO DA MAMA
10-04-2014

IPO-Porto | 29 de abril de 2014 | 15:00

O Instituto Superior de Engenharia do Porto e o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil promovem a conferência Perspetivas Atuais e Futuras da Investigação do Cancro da Mama, no dia 29 de abril. Inscrições abertas.

«Em Portugal, surgem aproximadamente 5000 novos casos de cancro da mama por ano. Uma em cada dez mulheres irá desenvolver cancro da mama, em algum momento da sua vida. O cancro da mama mata, todos os anos, aproximadamente 1500 mulheres. Morrem todos os dias, em Portugal, 4 mulheres vítimas de cancro da mama. Aproximadamente 90% dos cancros da mama são curáveis, se forem detetados “a tempo” (na fase inicial) e tratados corretamente».
Portal de Oncologia Português

Engenharia é vida e promessa de futuro. Neste sentido, o ISEP, através do Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ-REQUIMTE), alia-se ao IPO-Porto para discutir e atacar o cancro da mama. O desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico e terapêutica ajuda a salvar vidas e o ISEP tem assumido este compromisso social.

Nesta conferência serão abordados o panorama atual do combate ao cancro da mama, a relevância de sensores eletroquímicos e de biomarcadores para um diagnóstico precoce e fiável e técnicas de terapêutica personalizada.

«Atualmente, o IPO-Porto trata cerca de dez mil doentes oncológicos por ano e, destes, cerca de 1000 correspondem a doentes com cancro da mama, constituindo a unidade que trata o maior número de doentes com cancro da mama em Portugal e uma das maiores da Europa».
IPO – Clínica da Mama

Este evento é aberto a profissionais de engenharia e de saúde, estudantes e a todo o público interessado.

PROGRAMA
15:00
Sessão de abertura
15:15 “Estado atual do tratamento do cancro da mama”, Joaquim Abreu de Sousa (IPO-Porto)
15:45 “Terapêutica personalizada e o papel dos biomarcadores no cancro da mama”, Noémia Afonso (IPO-Porto)
16:15 “Sensores eletroquímicos para o diagnóstico do cancro da mama”, Hendrikus Nouws (REQUIMTE-ISEP)
16:45 Discussão

INSCRIÇÕES

ORGANIZAÇÃO

Instituto Superior de Engenharia do Porto – GRAQ-REQUIMTE
Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil

APOIOS
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
COMPETE
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

+INFO: Perspetivas Atuais e Futuras da Investigação do Cancro da Mama