Outro

FINALISTA DO ISEP MELHORA APLICAÇÃO INOVADORA QUE DETETA DISPOSITIVOS NO TEMPO E NO ESPAÇO
20-03-2014

Preparar os estudantes para o mundo profissional é um dos principais objetivos da formação do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Esta orientação para o mundo real leva o ISEP a promover estágios curriculares em ambiente empresarial para aproximar os finalistas das rotinas de uma empresa e do mercado de trabalho. O projeto inovador que Elisiário Couto desenvolveu junto da AroundKnowledge ajuda a demonstrar mais-valias desta aposta.

Diplomado em Engenharia Informática, Elisiário Couto aproveitou a unidade curricular de projeto/estágio para desenvolver o projeto “Server to Database Performance Analysis”, junto da empresa AroundKnowledge. Este estudo foca-se na aplicação para equipamentos móveis Business Intelligence Positioning System (BIPS). Esta aplicação traz uma visão inovadora quanto à localização, colocação geográfica e número de dispositivos em dado lugar e momento, mas introduz um problema: já que a quantidade de informação recolhida é tanta, o seu armazenamento, tratamento e análise são dificultados. O estudante do ISEP foi desafiado a resolver esta questão do armazenamento, através do recurso e otimização da base de dados Apache Cassandra.

Para otimizar a base de dados, Elisiário Couto, realizou testes para analisar os tempos inerentes à inserção, remoção, atualização e leitura de dados no Apache Cassandra. No final, o estudante de Engenharia Informática concluiu que mudando a ligação à base de dados (de CQL para Thrift), se obtinha uma melhoria do desempenho da ferramenta.

A qualidade do trabalho desenvolvido ao longo do estágio originou num convite de emprego por parte da AroundKnowledge.

«Esta oportunidade foi-lhe oferecida devido ao desempenho global que demonstrou durante o seu estágio na empresa», refere Luís Correia, orientador na AroundKnowledge. «O Elisiário possui uma ótima flexibilidade de conhecimentos, que decerto advêm das bases adquiridas na licenciatura. Responde perfeitamente ao perfil de colaborador que procuramos ativamente e dificilmente encontramos no mercado de trabalho», acrescenta.

Por sua vez, o docente do Departamento de Engenharia Informática, Jorge Pinto Leite, disse ter sido um privilégio orientar este estágio, «pela capacidade de trabalho aliada a uma postura crítica que questiona o que já existia para analisar o que pode ser otimizado, além da atitude positiva», em linha com os conhecimentos e cultura que são transmitidos no ISEP.

O projeto de Elisiário Couto surge assim como um bom exemplo da importância da formação superior voltada para a modernização e competitividade das empresas e promotora da inovação e empregabilidade.

+INFO: DEI | AroundKnowledge