Outro

SESSÃO INAUGURAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO URBANA
04-03-2014

O Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Porto Vivo - SRU promovem a sessão inaugural da pós-graduação em Reabilitação Urbana no dia 6 de março. João Rocha, presidente do ISEP, e Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, marcam presença neste evento que reafirma um forte compromisso com o património portuense e a sua população.

SESSÃO INAUGURAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO URBANA
ISEP | 6 MAR 2014 | 17:00

A reabilitação urbana é uma realidade que tem vindo a ganhar crescente expressão em todo o país, destacando-se os investimentos realizados em cidades históricas como o Porto. Recuperar e valorizar equipamentos urbanos, adaptar os edifícios e zonas urbanas a uma população sénior e jovem com diferentes estilos de vida, responder aos desafios de ambientes inteligentes e mais eficientes, antecipar os desafios das alterações climáticas e manter o caráter rico que alavanca influxos turísticos, são alguns dos desafios inerentes à reabilitação urbana.

Esta tendência de mercado abre novas oportunidades às empresas de construção, engenharia e arquitetura, mas requer a qualificação de quadros especializados.

Atento a este paradigma o Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) inauguram uma formação pós-graduada específica e de índole prática em reabilitação urbana. Este compromisso com o Porto, com a renovação urbana das cidades portuguesas e com o património ilustra potencialidades e a importância da engenharia civil para o bem-estar humano.

Esta formação vai mostrar «o outro lado da reabilitação que não se ensina nas escolas, como por exemplo o problema do licenciamento e a questões relacionadas com a alma do edifício», refere Rui Espinheiro Quelhas, administrador da Porto Vivo – SRU».

Já José Sousa, docente do ISEP e diretor do curso, destaca que «a reabilitação urbana emerge como um dos mais importantes desígnios para a indústria da construção e uma oportunidade para a revitalização dos centros das cidades».

A sessão inaugural da nova pós-graduação é aberta ao público interessado.

+INFO: DEC