Outro

MESTRANDO ISEP DISTINGUIDO NO FUTURE IDEAS 2014
25-02-2014

Dissertação desenvolvida no âmbito do mestrado em Engenharia Informática venceu um prémio no concurso europeu Future Ideas 2014. O estudo de Pedro Leitão apresenta uma interface caligráfica para escrever no ar e foi o terceiro classificado na categoria “Entertainment Media and Gaming”.
 
A CALIGRAPHIC INTERFACE FOR WRITING IN THE AIR
 
«Na atualidade está a emergir um novo paradigma de interação, designado por Natural User Interface (NUI), para reconhecimento de gestos produzidos com o corpo do utilizador. O dispositivo de interação Microsoft Kinect foi inicialmente concebido para controlo de videojogos, para a consola Xbox360. Este dispositivo demonstra ser uma aposta viável para explorar outras áreas, como a do apoio ao processo de ensino e de aprendizagem para crianças do ensino básico. O protótipo desenvolvido visa definir um modo de interação baseado no desenho de letras no ar e realizar a interpretação dos símbolos desenhados usando os reconhecedores de padrões Kernel Discriminant Analysis (KDA), Support Vector Machines (SVM) e $N.
 
O desenvolvimento deste projeto baseou-se no estudo dos diferentes dispositivos NUI disponíveis no mercado, bibliotecas de desenvolvimento NUI para este tipo de dispositivos e algoritmos de reconhecimento de padrões. Com base nos dois elementos iniciais, foi possível obter uma visão mais concreta do hardware e software mais indicados à persecução do objetivo pretendido.
 
O reconhecimento de padrões constitui um tema bastante extenso e complexo, de modo que foi necessária a seleção de um conjunto limitado deste tipo de algoritmos, realizando os respetivos testes por forma a determinar qual o que melhor se adequava ao objetivo pretendido. A aplicação das mesmas condições aos três algoritmos de reconhecimento de padrões permitiu avaliar as suas capacidades e determinar o algoritmo $N como o que apresentou maior eficácia no reconhecimento.
 
Por último, tentou-se averiguar a viabilidade do protótipo desenvolvido, tendo o mesmo sido testado num universo de elementos de duas faixas etárias para determinar a capacidade de adaptação e aprendizagem destes dois grupos. Neste estudo, constatou-se um melhor desempenho inicial por parte do grupo de idade mais avançada. Contudo, o grupo mais jovem foi revelando uma evolutiva capacidade de adaptação a este modo de interação, melhorando progressivamente os resultados».
 
APRESENTAÇÃO VÍDEO

O mestrado em Engenharia Informática do ISEP especializa programadores nas áreas de Arquitetura, Sistemas e Redes; Sistemas Gráficos e Multimédia; Tecnologias do Conhecimento e Decisão.

+INFO: DEI | Futureideas2014