Outro

MATEMÁTICA FORA DE HORAS
16-12-2013

Chama-se Matemática Fora de Horas e é o mais recente projeto do Instituto Superior de Engenharia do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, para tornar os alunos “amigos” da matemática. Direcionado para os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, realizou a sua primeira aula no dia 12 de dezembro, às 22:00, com os alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco.

Todas as quintas-feiras à noite, fora de horas, até março de 2014, vai ser assim: os docentes do Departamento de Matemática (DMA) terão de despertar nos alunos o gosto pela matemática e motivá-los para as áreas científica e tecnológica.

O Matemática Fora de Horas acontece depois do sucesso do projeto Matemática Fora de Portas, também fruto da parceria do ISEP com a Câmara do Municipal do Porto e premiado pelo Ensino de Futuro 2013, na categoria “Inovação Pedagógica”, no âmbito dos “Prémios de Reconhecimento à Educação”.

Depois da Matemática Fora de Portas que entre abril e maio de 2013 levou a matemática à Avenida dos Aliados e à Rotunda da Boavista, a 800 alunos das escolas do 2º e 3º ciclos e secundário do Porto, a parceria entre o ISEP com a Câmara Municipal do Porto através do Programa Porto de Futuro vai crescer com a implementação-piloto do projeto Matemática Fora de Horas.

Todas as quintas feiras à noite e até março de 2014, em 90 minutos de aula, os alunos serão confrontados com a importância da matemática na prevenção/resolução de problemas reais como estratégia para incentivar o gosto pela matemática e motivar os alunos para as áreas científicas e tecnológicas. Além disso, haverá um momento de convívio entre os participantes da aula e alunos do ISEP.

«Os resultados dos acessos ao ensino superior este ano, na área das ciências e das engenharias mostra-nos que é urgente incentivar nos jovens o gosto pela tecnologia. O motor do progresso de um país e a recuperação da economia têm nestas áreas a grande força», diz o presidente do ISEP, João Rocha.

«O objetivo é fazer com que os alunos percebam que é possível alguns conteúdos escolares serem dados fora dos limites das salas de aula e, acima de tudo, perceberem que a matemática tem uma aplicação no dia-a-dia», afirma a vice-presidente da CMP, Guilhermina Rego.

Desde 1852 que o ISEP promove o ensino e investigação em engenharia e é uma referência na formação de profissionais, destacando-se pela índole prática de “saber fazer” e orientação para o mundo real.

Em 2012 celebrou 160 anos. Tem, atualmente, 6.750 estudantes, 9 departamentos, onze licenciaturas, onze mestrados e seis pós-graduações. Distingue-se pela elevada empregabilidades dos seus diplomados, perto dos 95 por cento.

+INFO: DMA