Outro

CIDEM APOIA INTERNACIONALIZAÇÃO DA MEGAJOULE
26-11-2013

O Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica (CIDEM) estabeleceu uma parceria com a MEGAJOULE Inovação para melhorar o sistema de modelação avançada de escoamentos atmosféricos usado na monitorização de parques eólicos.

A MEGAJOULE Inovação é uma empresa do grupo MEGAJOULE, que se dedica à avaliação de recursos energéticos renováveis, nomeadamente eólicos. Neste âmbito, desenvolve serviços de modelação avançada de escoamentos atmosféricos, a partir de modelos de mesoescala (meteorológicos) e de dinâmica de fluídos computacional.

Uma das soluções da empresa passa pela tecnologia WINDIE™, mas a adaptação a novos mercados levou à necessidade de melhorar este sistema.

Em algumas regiões do mundo, como é o caso de Portugal, é razoável admitir que a atmosfera média anual tem um regime aproximadamente neutro, permitindo assim a não-inclusão de efeitos térmicos sem prejuízo significativo da qualidade dos resultados. Contudo, esta hipótese é mais questionável noutros climas do planeta, onde a parte térmica tem um impacto significativo nos níveis de turbulência locais.

Atendendo ao progressivo aumento de contratos internacionais do grupo MEGAJOULE, que está presente em sete países e quatro continentes, uma das preocupações reside na adaptação das suas tecnologias às diferentes realidades geográficas e necessidades dos clientes.

O objetivo desta parceria é implementar, testar e parametrizar um ou mais modelos de turbulência que solucionem ou mitiguem a tendência de sobreprevisão da turbulência no vento do WINDIE™ e que sejam capazes de incluir uma modelação precisa dos efeitos térmicos no vento.

Para tal, o grupo de investigação do ISEP vai colaborar na avaliação e calibração da modelação da turbulência de origem térmica; testar diferentes modelos de turbulência e as suas parametrizações térmicas, passíveis de serem implementados no WINDIE™; implementar novos modelos no código WINDIE™. O CIDEM irá ainda testar a otimização dos modelos de turbulência em parques eólicos.

A parceria com o ISEP espera contribuir para a criação de valor-acrescentado, desenvolvendo uma solução tecnológica diferenciadora no mercado internacional.

Este projeto é conduzido no ISEP por Fernando Aristides Castro, Carlos Silva Santos e José Carlos Lopes da Costa.

+INFO: CIDEM