Outro

ELECON: UM PROJETO DO GECAD QUE JUNTA A EUROPA E O BRASIL
26-11-2013

O Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) está a liderar um projeto internacional que une investigadores europeus e brasileiros para desenvolverem novas soluções energéticas. O ELECON tem como objetivo principal contribuir para o sucesso da implementação de redes elétricas inteligentes (smart grids), aprofundando também a cooperação científica entre instituições de dois dos maiores mercados mundiais.

O ELECON – Electricity Consumption Analysis to Promote Energy Efficiency Considering Demand Response and Non-technical Losses surge como um projeto científico inovador, que pretende avançar contributos relevantes sobre monitorização e eficiência energética. Incide em métodos de análise do consumo de energia elétrica e a forma como é usada, para promover a eficiência energética e uma melhor identificação de perdas não-técnicas. O ELECON pretende ainda estimular uma participação mais ativa dos consumidores no âmbito das smart grids.

As infraestruturas de comunicação e os modelos de controlo inovadores necessários no novo contexto das smart grids são também abordados no projeto.

O projeto aborda assim vertentes de competitividade e sustentabilidade energética, alargando-se a várias áreas do consumo de energia elétrica, designadamente perfis de consumidores, eficiência energética, reposta ativa dos consumidores e perdas não-técnicas em redes elétricas.

Zita Vale coordena este projeto, que inclui ainda a participação dos investigadores Isabel Praça, Sérgio Ramos, Pedro Faria, Tiago Pinto e Filipe Fernandes.

Liderado pelo GECAD, o ELECON inclui como parceiros o Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (França), a Universidade de Magdeburgo (Alemanha) e as universidades de São Paulo, Estadual Paulista, Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal de Santa Catarina (Brasil).

Este projeto de investigação e desenvolvimento é financiado pela Comissão Europeia, com um orçamento próximo do meio milhão de euros e tem uma duração prevista de quatro anos (terminando em 2017).

+INFO: GECAD