Outro

LINHAS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAIS PARA IES E ONGD: UM DESAFIO ATUAL
24-09-2013

ISEP | Auditório E
30 de setembro de 2013 | 14:30

O Instituto Superior de Engenharia do Porto acolhe o encontro “Linhas de Financiamento Internacionais para IES e ONGD: um Desafio Atual”, no dia 30 de setembro de 2013.

O objetivo deste encontro é contribuir para a aproximação entre as organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD) e os centros de investigação das instituições de ensino superior (IES), visando a apresentação de candidaturas comuns a fundos internacionais ou nacionais, nomeadamente, a linhas de financiamento que aceitem como proponentes apenas uma das organizações envolvidas mas valorizem a inclusão de consórcios com outras.

Têm sido levadas a cabo iniciativas tendentes à promoção de projetos comuns em diversas áreas do saber, tais como saúde, educação, energias alternativas, segurança alimentar, desenvolvimento comunitário, direitos humanos, que têm resultados conseguidos, a nível de intervenções localizadas, realização de teses e estudos de avaliação.

Essas iniciativas consubstanciadas em consórcios entre IES, ONGD e outros atores da sociedade civil, em Portugal e no estrangeiro, revestem-se de valor acrescentado para as partes envolvidas.

Serão apresentadas neste encontro, exemplos recentemente concretizados, nomeadamente no que reporta a recente aprovação de um projeto europeu de uma das escolas IPP, resultado da colaboração conjunta entre IES, ONG e outros atores da sociedade civil.

A emergência do novo programa europeu de financiamento da inovação e ciência, Horizon 2020 (2014 a 2020), pretende ser um dos temas a abordar, entre IES e ONGD, concretizando assim mais uma possibilidade de convergência na sociedade civil, que permita concretizar a estratégia da Comissão Europeia para estimular uma sociedade mais inteligente, mais sustentável e mais inclusiva.

PROGRAMA

ORGANIZAÇÃO

Instituto Politécnico do Porto
Engenho & Obra

INSCRIÇÕES
Até 28 de setembro

+INFO: Linhas de Financiamento Internacionais para IES e ONGD: um Desafio Atual