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DOCENTES DO DMA PUBLICAM TRÊS LIVROS DE MATEMÁTICA
04-09-2013

Três docentes do DMA – Ana Cristina Meira Castro, Ana Júlia Viamonte e António Varejão Sousa – são os autores dos recém publicados livros Álgebra Matricial - Conceitos, exercícios e aplicações e Cálculo 1 - Conceitos, exercícios e aplicações e do livro a publicar no início de 2014 Cálculo 2- Conceitos, exercícios e aplicações, com os quais pretendem dotar os alunos dos cursos de Engenharia, de material de suporte às unidades curriculares propedêuticas da área científica da Matemática.

Com a publicação desta trilogia, os autores pretendem fornecer aos estudantes dos cursos de Engenharia textos que sejam, simultaneamente, elementares e rigorosos e que lhes permitam aprender os conceitos básicos da Álgebra Linear e da Geometria Analítica, bem como do Cálculo e da Análise Matemática, áreas de saber da Matemática que promovem o raciocínio abstrato, um fator primordial na formação técnico-científica superior de um Engenheiro.

Conscientes da vastidão de possíveis caminhos a seguir na apresentação das matérias, os autores optaram por seguir uma sequência simples que tivesse em linha de conta os atuais ajustes dos objetivos das unidades curriculares nas quais estas temáticas se enquadram, face à atual tendência para a diminuição dos tempos letivos. Indo ao encontro da tendência que se tem vindo a desenvolver nos últimos anos de integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nos sistemas europeus de educação, este livro utiliza o software  MATLAB® para resolução de alguns exercícios.

Em cada um dos livros, no final de cada capítulo, é proporcionado um conjunto de exercícios variados e não repetitivos, em número suficiente e equilibrado, apresentando-se alguns deles já resolvidos, propondo-se outros para resolução e ilustrando algumas aplicações práticas de integração de conhecimentos.

Ao longo de cada livro, pretende-se clarificar as matérias que vão sendo explanadas, encaminhar os alunos para um trabalho de estudo das matérias além das aulas e legitimar o conhecimento destas matérias como ferramentas imprescindíveis para a formulação matemática e resolução de problemas típicos em outras disciplinas dos cursos de Engenharia.