Outro

SEMINÁRIOS DE MATEMÁTICA APLICADA A SOLUÇÕES EMPRESARIAIS: NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO
04-03-2013

O Instituto Superior de Engenharia do Porto convida à participação na próxima sessão dos Seminários de Matemática Aplicada a Soluções Empresariais, subordinado ao tema Novos Desafios da Gestão – O Papel da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social, Enquadramento, que decorre no dia 8 de março, em horário pós-laboral.

Os Seminários de Matemática Aplicada a Soluções Empresariais pretendem divulgar potencialidades da matemática para a otimização de resultados das empresas. São promovidos pelo Departamento de Matemática (DMA), no âmbito das unidades curriculares de seminário, do mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças, e da licenciatura em Engenharia de Sistemas, cursos lecionados no ISEP.

Novos Desafios da Gestão – O papel da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social, Enquadramento
ISEP | H207
8 de março de 2013 | 18:10

Entre as principais teorias de gestão atuais contam-se as teorias baseadas na indústria ou no mercado (Porter et al.) e as teorias baseadas nos recursos (Barney et al.) Adicionalmente, a necessidade de procura simultânea de progresso económico, com respeito pelo ambiente e equidade social, levaram ao aparecimento dos conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade social e das teorias dos stakeholders (Freeman) e da responsabilidade social (Carrol et al.) Como consequência da globalização e do progresso tecnológico temos assistido a uma evolução significativa das teorias de gestão e das principais metodologias e técnicas utilizadas.

Na primeira parte do seminário, propõe-se um breve enquadramento sobre as principais teorias de gestão e metodologias e técnicas utilizadas. Na segunda parte, serão abordadas a sustentabilidade e a responsabilidade social e a sua influência no sucesso sustentável das organizações.

No entanto, constatamos que a atual recessão económica representa uma séria dificuldade para muitas organizações. A procura de muitos produtos e serviços diminuiu, quer devido a uma queda na procura global, quer devido a problemas internos específicos de certos mercados. Este ambiente desfavorável colocou numerosas organizações numa situação complexa e financeiramente instável, pelo que as mesmas se viram forçadas a adotar estratégias de sobrevivência que passam por assegurar liquidez, procurar novos clientes com os atuais ou novos produtos e serviços e tentar manter os níveis de atividade de modo a evitar uma espiral de cortes indiscriminados de custos, dispensa de pessoal e encerramentos.

TEMAS PARA DEBATE
Será que neste contexto as organizações se devem focar no objetivo imediato da sobrevivência ou devem também criar condições para ultrapassar a crise e assegurar o seu sucesso sustentável?
E em qualquer dos casos, justifica-se a aposta na sustentabilidade e na responsabilidade social?

ORADOR-CONVIDADO
Luís Fonseca (ISEP)
luismiguelcfonseca@gmail.com | http://pt.linkedin.com/in/luismiguelciravegnafonseca
Professor adjunto no ISEP, auditor ISO 9001/14001 e avaliador do modelo EFQM e do PEX-SPQ. Esteve ligado durante 15 anos à atividade de certificação de sistemas, tendo exercido as funções de vice-presidente da rede IQNet e de assessor e diretor-geral da APCER.
Desempenhou ainda funções de administração, gerência, engenharia, planeamento da produção, controlo do processo e gestão da qualidade em diversas multinacionais e PME nacionais.
Luís Fonseca é doutorado em Gestão (ISCTE-IUL, 2012), tem um MBA (IEP/ESADE, 1993), é pós-graduado em Engenharia da Qualidade (UNL/ISQ, 1987) e licenciado em Engenharia Eletrotécnica (UP, 1982).

INSCRIÇÕES

Carla Pinto (cap@isep.ipp.pt)
Os Seminários de Matemática Aplicada a Soluções Empresariais são abertos ao público e gratuitos, mas carecem de inscrição prévia.

ORGANIZAÇÃO
Departamento de Matemática (DMA)

+INFO: DMA