Outro

GILT COM NOVOS PROJETOS EUROPEUS
22-01-2013

O grupo de investigação Graphic, Interaction and Learning Technologies (GILT) iniciou dois novos projetos nas áreas de apoio à gestão para processos de internacionalização e do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciência. Os projetos reúnem diversos parceiros europeus e são cofinanciados pela Comissão Europeia.

Em dezembro de 2012 iniciaram-se dois novos projetos europeus coordenados pelo GILT e financiados pela Comissão Europeia, através da Agência Europeia para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) e do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV).

O projeto GABALL visa o reforço das capacidades de gestores de PME no processo de internacionalização para mercados externos. O projeto tem como objetivo específico a melhoria das capacidades linguísticas, das competências culturais e sociais no uso de e-marketing e de outras ferramentas de comércio eletrónico e o estabelecimento de relações sociais através de plataformas eletrónicas. A metodologia do projeto é baseada numa abordagem de jogo sério a partir de regras, situações da vida real e contextos de interação, onde o jogador tenta alcançar os objetivos de aprendizagem e melhorar as suas competências pessoais e sociais.
O GABALL reúne parceiros de Espanha, Bulgária, Grécia e Lituânia.

O projeto/rede ICTWays tem como objetivo principal traçar um mapa da implementação/utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no domínio da aprendizagem das ciências em escolas primárias, secundárias e profissionais. Os resultados esperados passam pela criação de um inventário das TIC existentes nas escolas primárias e secundárias na Europa e das lacunas existentes em software e hardware, em particular, na área das ciências;
mostrar o impacto da introdução das TIC em sala de aula;
analisar a formação de professores e avaliar a motivação dos alunos e professores para utilizar as TIC na sala de aula;
recomendar as melhores práticas para a utilização das TIC na aprendizagem das ciências da sala de aula;
criar uma comunidade de prática para aumentar o trabalho colaborativo;
criar módulos de formação em TIC para os professores poderem obter a experiência desejada neste âmbito;
propor uma pós-graduação relacionada com o uso de TIC nas escolas;
organizar eventos especiais para divulgar os resultados da rede onde os professores possam obter prática com estas ferramentas;
criar uma associação europeia que sustente a comunidade de prática após o fim do financiamento da UE.
O ICTWays reúne parceiros de Espanha, República Checa, Eslováquia, Turquia, Itália e Lituânia.

Atualmente, os projetos geridos pelo GILT superam já os dois milhões de euros de fundos comunitários e nacionais.

+INFO: www.gilt.isep.ipp.pt