O Departamento de Engenharia Geotécnica (DEG) colabora no lançamento do livro Águas Minerais Naturais e de Nascente da Região Centro. Coeditado pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (ISCIA) e pela Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), esta obra inclui um capítulo de autoria de docentes do ISEP.
Considerando a importância da água no séc. XXI, o DEG tem-se especializado na gestão apropriada deste recurso. É desta experiência adquirida que surge o contributo para a obra agora editada.
O capítulo VI, "Recursos Hídricos Subterrâneos e Águas Minerais Naturais entre o Rio Douro e o Rio Lis, Portugal Central: Breve Síntese" aborda algumas potencialidades geológicas.
«As águas subterrâneas da região centro são um importante fator de desenvolvimento e de manutenção de ecossistemas cujo desenvolvimento harmonioso deve constituir preocupação dos órgãos de gestão do território, dos técnicos envolvidos e da população em geral. (...) A ocorrência destas águas está quase sempre associada a condições hidrogeológicas singulares e pressupõe o refinamento das técnicas de ordenamento do território para a sua proteção tendo em conta os valores patrimoniais, culturais e científicos a que estão associadas».
O capítulo é de autoria dos docentes Martins Carvalho, Helder Chaminé e José Teixeira, tendo contado com contributos de Catarina Rodrigues (antiga bolseira de investigação no Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada - LABCARGA) e de Alcides Pereira, professor da Universidade de Coimbra.
A região em estudo era um dos setores do projeto europeu TERMARED, que o ISEP desenvolveu através do LABCARGA, e em estudos anteriores, nomeadamente o realizado nas termas de Monte Real e que valeu a distinção de melhor estágio nacional da Ordem dos Engenheiros à bolseira Catarina Rodrigues.
O lançamento da obra decorre no dia 10 de dezembro de 2012, às 18:30, no ISCIA.
+INFO: DEG