Três Novos Eixos – Empregabilidade; Articulação com a Investigação e Novos Espaços Geográficos
ESE.IPP
5 de dezembro de 2012 | 14:30
Num mundo caraterizado pela economia global e suas crises, pela facilidade de contato potenciada pelas tecnologias da informação e da comunicação, pela interculturalidade e pela evolução demográfica, a internacionalização e a mobilidade internacional tornaram-se valências essenciais para as Instituições de Ensino Superior (IES). Essenciais porque fortalecem competências dos graduados por estas instituições, valorizadas por empregadores nacionais e internacionais, essenciais por permitirem a captação de estudantes em espaços geográficos internacionais, essenciais, ainda, por permitirem um conhecimento mútuo entre instituições de países diferentes, potenciando projetos comuns.
Alavancado nos programas da União Europeia, o Instituto Politécnico do Porto fez evoluir a sua política de internacionalização e mobilidade, centrada na mobilidade dentro do espaço europeu e orientada para a frequência e lecionação de unidades curriculares.
Contudo, uma nova realidade leva a que novos eixos de atuação tenham passado a ser considerados com maior atenção na política de Internacionalização e Mobilidade do IPP. Em primeiro lugar temos a mobilidade internacional, como experiência marcante na formação dos estudantes, e a sua articulação com a valorização da empregabilidade, potenciada pelos novos projetos em que o IPP se está a envolver. Por outro lado, a articulação com a investigação científica, também ela potenciadora da internacionalização, e que não pode ser vista como um mundo à parte, importa juntar sinergias e redes de contato. Finalmente, e num momento em que a própria Europa coloca na sua estratégia a importância de interagir com novos espaços geográficos, torna-se importante olhar para a mobilidade para fora do espaço europeu, nomeadamente para os países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa.
PROGRAMA
14:30 Abertura
Rosário Gambôa, presidente do IPP
Manuela Melo, presidente do Conselho Geral do IPP
Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto
15:00 Os novos eixos da Internacionalização e Mobilidade
Internacionalização e Empregabilidade à luz da nova estratégia europeia
Carlos Sousa, Agência Nacional PROALV
Articulação Internacionalização-Investigação e Novos Espaço Geográficos
Carlos Ramos, IPP
16:15 Coffee-Break
16:45 Testemunhos
Experiências de Mobilidade Estudantil
Cláudia Marcos, antiga aluna da ESTSP.IPP
Catarina Araújo, mestranda da ESEIG.IPP e vencedora do prémio “Quero Estudar Melhor”
Paulo Filho, aluno da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) e do ISEP
Receitas para incrementar a internacionalização e a mobilidade
Alexandra Albuquerque, ISCAP.IPP
Promover a empregabilidade no mercado global
Nuno Escudeiro, ISEP
18:15 Fecho Musical (ESMAE.IPP)
INSCRIÇÕES: gcri@sc.ipp.pt
+INFO: gcri@sc.ipp.pt