Outro

EDUGRAAL: MAIS FÁCIL É DIFÍCIL
20-06-2012

Imagine-se um produto que possa simular de forma fiel uma aula em ambiente presencial, onde o docente se apresenta aos alunos com os seus recursos educativos em forma de ppt, pdf, vídeos, imagens, podendo mesmo apresentar uma aplicação local ou aceder à web. Pode até gravar um procedimento laboratorial com uma segunda câmara ou mesmo escrever no quadro branco.


Com o pressuposto de que uma solução com potencial para representar com rigor uma aula presencial poderá ser uma espécie de Santo Graal da educação, o ISEP está a desenvolver o projeto EduGraal.

O EduGraal é uma aplicação idealizada para este fim que está a ser desenvolvida pelos investigadores do grupo de investigação Graphics Interaction and Learning Technologies (GILT), António Castro e Diogo Palhais.

Com o EduGraal, o docente pode de forma intuitiva carregar um dos seus conteúdos e gravá-los para distribuição numa LMS como o moodle ou para fazer um broadcast da sua aula em tempo real.

O EduGraal permitirá flexibilizar a produção de recursos educativos digitais tornando-os mais pessoais, uma vez que o docente aparece a apresentar a aula num vídeo do lado esquerdo do ecrã, enquanto o recurso educativo aparece no lado direito do mesmo.

O produto final é apresentado sob o formato de vídeo, que o aluno poderá rever as vezes que entender, navegando no mesmo à medida das suas necessidades.

Estamos perante uma solução inovadora, simples e intuitiva para produzir aulas em formato digital.

O EduGraal apresenta-se como uma solução com potencial para qualquer docente do mundo inteiro e com o lema “Mais Fácil é Difícil” dando a perceber que rapidamente um docente poderá com auxílio desta aplicação preparar a sua aula em formato digital.

+INFO: GILT