Três investigadores do Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão foram distinguidos no encontro anual da European Wind Energy Association (EWEA) - o maior evento europeu do setor de energia eólica -, que se realizou em Copenhaga, Dinamarca. A deslocação da delegação do ISEP serviu para apresentar o projeto IPP-ReTEE.
A EWEA 2012 promoveu uma exposição que reuniu 500 expositores e acolheu mais de dez mil participantes e organizou uma conferência com uma centena de oradores convidados. O encontro contou com a presença de governantes europeus, profissionais e alguns dos principais peritos académicos da energia eólica.
O GECAD aproveitou este evento para apresentar três trabalhos científicos alusivos ao projeto IPP-ReTEE, na sessão de cartazes, tendo sido o estudo “A Real Time Pricing Approach to Deal with Excessive Wind Power Situations” distinguido com o Prémio de Melhor Artigo da sessão.
Este trabalho propõe uma nova metodologia para implementação de programas de resposta à procura, através da variação dos preços da energia em tempo real, a fim de aumentar o consumo nos períodos em que há excesso de produção de energia eólica.
O projeto decorre de caso de estudo real, que ocorreu em Portugal em novembro de 2011, quando a produção eólica foi maior do que o consumo de energia por algumas horas do dia.
O artigo foi escrito por Pedro Faria, Hugo Morais e Zita Vale, tendo o primeiro recebido uma inscrição gratuita para a EWEA 2013, prevista para Viena, Áustria.
O GECAD dedica-se à promoção e desenvolvimento de investigação científica no domínio da inteligência artificial, sistemas baseados em conhecimento e sistemas de apoio à decisão.
+INFO: GECAD