Em 2007, o Instituto Superior de Engenharia do Porto lançou a primeira Academia Cisco da cidade do Porto. Em 2012, a AcademiaCisco.ISEP volta a destacar-se, no âmbito da reestruturação de academias levado a cabo pela CISCO, ao tornar-se no primeiro centro que é simultaneamente academia, centro de apoio nacional (Academy Support Center) e também centro de formação de instrutores no país (Instructor Training Center).
Devido ao crescimento exponencial do programa Cisco Networking Academy, a Cisco desenvolveu um novo modelo para reger as relações com as academias e entre estas. Esta reformulação lançou os centros de apoio nacionais, responsáveis por fornecer suporte técnico as academias e servir de elo de ligação com a Cisco. Os Academy Support Center assumem ainda a tradução de todas as comunicações críticas efetuadas pela Cisco.
Em Portugal, a AcademiaCisco.ISEP aceitou este desafio. Embora mantendo todas as anteriores valências ao nível da formação em CCNA, CCNP e CCNAS, a academia do ISEP passa agora a coordenar o suporte às restantes academias nacionais ou estrangeiras que a escolham, já que se pretende funcionar em modelo aberto.
Uma segunda evolução reside no processo de certificação enquanto centro de formação de instrutores – assumindo a responsabilidade de formar os instrutores para as restantes academias nacionais. A AcademiaCisco.ISEP está em processo de avaliação Instructor Trainer Qualification, que inclui elementos como configurações práticas em simuladores de redes Cisco; troubleshoot de configurações em equipamento real; design de topologias de rede; apresentações e resposta a questões colocadas por examinadores enviados pela Cisco Systems.
Estes processos são em si um garante das excelentes condições laboratoriais, técnicas e humanas da academia do ISEP. Este investimento do ISEP é um garante de projeção nacional e internacional dos seus formandos que decidam obter esta certificação profissional reconhecida mundialmente.
+INFO: AcademiaCisco.ISEP