É mais uma exposição que conta a história do ensino da engenharia em Portugal. O ISEP inaugura uma mostra de modelos de distribuição de vapor, utilizados no século XIX. A exposição está inserida nas comemorações dos 160 da Instituição e representa parte do acervo que está disponível no Museu do ISEP, podendo ser visitada entre as 8:00-20:00, no edifício E do ISEP. A entrada é gratuita.
Em 1891, o ISEP comprava ao construtor alemão J. Schröder uma coleção de modelos de distribuição a vapor. Com muitos dos cursos estritamente ligados à indústria e aos caminhos de ferro, a existência de uma coleção mecânica relacionada com a máquina a vapor era importante para mostrar as últimas tecnologias utilizadas na Europa industrializada. É esse acervo que estará exposto, durante todo o mês de maio, no edifício E do ISEP.
A exposição será composta por 10 modelos, cada um representando um sistema de distribuição de vapor, nomeadamente de Woolf, Gooch, Meyer e Joy, engenherios mecânicos que contribuiram com os seus sistemas para o aperfeiçoamento desta tecnologia. Os modelos são em corte, de modo a que os alunos pudessem observar o movimento dos respectivos mecanismos.
Esta mostra insere-se num ciclo de exposições promovidas no âmbito das comemorações dos 160 anos do ISEP, com o objetivo de dar a conhecer muitos dos instrumentos científico-didáticos que demonstram a evolução científica e técnica no ensino experimental desde a criação da Escola Industrial, em 1852.
+INFO: Museu do ISEP