Outro

A ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA COMO INDICADOR DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO
04-05-2012

Projeto de curso em Engenharia de Instrumentação e Metrologia desenvolvido em ambiente empresarial avança solução que permite poupança na ordem dos 70 mil euros. Esta oferta formativa do ISEP, ímpar a nível nacional, incide nas áreas da calibragem e medição da incerteza.

Filipe Silva Rêgo, estudante da licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia realizou o seu estágio académico na Bosch Termotecnologia, em Aveiro. O projeto proposto incidiu na recuperação de uma banca de ensaio de esquentadores e caldeiras, que devido a problemas diversos estava inoperacional.

O trabalho de estágio realizado no laboratório de desenvolvimento da Bosch compreendeu o levantamento e gestão de dados, através do software LabVIEW.

No final, a solução avançada pelo estudante do ISEP permitiu recuperar integralmente a banca de ensaio, cujo destino previsto seria o desmantelamento. Esta opção permitiu uma poupança estimada de 70 mil euros.

Paralelamente, Filipe Rêgo ainda otimizou outros sistemas de testes e ensaios, possibilitando uma redução significativa do tempo necessário às operações.

O relatório de estágio foi avaliado em 20 valores, tendo o desempenho global sido enaltecido pelo representante da Bosch Termotecnologia.

O curso em Engenharia de Instrumentação e Metrologia forma profissionais competentes para gerir laboratórios e sistemas de medição e controlo da incerteza em áreas que vão da medicina à indústria. Dota os diplomados de uma sólida preparação em física aplicada, metrologia mecânica, acústica e ótica, eletrónica, processamento de imagem e gestão de qualidade, ambiente e segurança.

+INFO: DFI