Para que os ocupantes e operadores possam usufruir na plenitude dos edifícios, estes devem satisfazer requisitos arquitetónicos, funcionais, ecológicos, económicos e de segurança. O fim e a utilização a que se destina cada edifício determinam a seleção, instalação e implementação de diferentes medidas de proteção e segurança, de forma a assegurar e controlar os aspetos de segurança das diversas valências das instalações, equipamentos e ocupantes.
Independentemente do risco ou complexidade de cada instalação, deverão ser estudados, desenvolvidos e implementados sistemas de proteção e segurança, capazes de garantir o conforto e a segurança dos ocupantes e a proteção de bens.
A segurança contra incêndios, nas áreas de redução e proteção do risco, são a principal vertente da segurança em edifícios. A segurança contra intrusão, controlo de acessos, videovigilância e alarmes técnicos são outras vertentes fundamentais no garante da segurança em edifícios.
Aos projetistas, instaladores e responsáveis pela exploração de instalações cada vez mais é exigido conhecimento nestas áreas no desenvolver das suas atividades profissionais.
CARACTERÍSTICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO
A pós-graduação em Sistemas de Segurança, Gestão Técnica e Domótica é lecionada pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE). Trata-se de um curso de especialização com duração de um semestre letivo (15 semanas, 210 horas) e decorre em horário pós-laboral.
A pós-graduação abrange as áreas de projeto, execução e exploração de instalações de segurança em edifícios ao nível da segurança contra incêndio; videovigilância; controlo de acessos; deteção automática de intrusão e gestão técnica centralizada.
Este curso habilita os formandos como projetistas de segurança contra incêndio em edifícios, da 3ª e 4ª categoria de risco, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
+INFO: Beleza Carvalho | DEE