Centro de Congressos do ISEP | Sala de Reuniões do edifício E
20 de janeiro de 2012 | 12:00
O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) trás Patrick Yomsi ao ISEP para a próxima edição da Distinguished Seminar Series.
TOWARD PROBABILISTIC END-TO-END DELAY CONSTRAINTS IN AUTOMOTIVE DESIGN
O uso das Unidades de Controlo Eletrónico (ECUs) e funções de software embebido têm-se tornado frequentes no ramo automóvel, com o seu número a aumentar ao longo dos anos. Assim, padronizações, como a Automotive Open System Architecture (AUTOSAR), têm sido desenvolvidas para assegurar a sua interoperabilidade, manutenção, previsibilidade e avaliação.
O seu objetivo é permitir a reutilização de interfaces comuns em redes de comunicação, serviços e operações de tempo-real. No entanto, a implementação destes padrões requer uma forte cadeia logística de design.
Neste seminário, serão descritos alguns importantes componentes de análise que caracterizam as propriedades de sistemas hierárquicos e heterogéneos. Serão aprofundadas questões de investigação, designadamente como garantir constrangimentos end-to-end entre os estímulos e as respostas correspondentes; proporcionar uma decomposição de tarefas para o calendário de design de cada ECU.
O quadro de referência apresentado é construído sobre um modelo baseado em componentes de execução para auxiliar engenheiros de sistemas a abordar estas duas questões, tendo em conta as propriedades de tempo de todo o sistema.
ORADOR CONVIDADO
Patrick Meumeu Yomsi é doutorado pela Université Paris Sud, Orsay (2009) e investigador na TRIO Research unit, INRIA – parceiro do projeto europeu TIMMO-2-USE for the Design of a new standard for vehicles – TADL2. A sua área de especialidade inclui teoria de programação em tempo-real, algoritmos de escalonamento de tempo-real e sistemas de tempo-real.
+INFO: CISTER