O docente do Departamento de Mecânica (DEM), Francisco Brito, publicou «a primeira obra abrangente dedicada aos carros elétricos», em Portugal. O livro, «exaustivo e visualmente chamativo», foi desenvolvido com Jorge Martins (Universidade do Minho) e está disponível através da Publindústria.
“Carros Elétricos” aproveita a experiência dos autores na área da mobilidade elétrica e uma vasta base de dados, com mais de um milhar de modelos, para propor uma obra ilustrada e minuciosa, previamente inexistente no mercado.
«O livro pretende ilustrar a história dos veículos elétricos, desde a altura em que surgiram e se tornaram líderes de mercado (no virar do século XIX para o XX), até aos nossos dias, em que parece terem ganho um novo "fôlego", com os grandes construtores a lançarem modelos elétricos», comenta o docente do ISEP.
Esta obra abrange veículos utilitários, comerciais, de competição e superdesportivos, sendo que «as possibilidades que este tipo de motorização pode proporcionar aparecem em todo o seu esplendor no capítulo referente aos concept cars».
Os autores dedicaram ainda um capítulo aos veículos elétricos desenvolvidos em Portugal, destacando as iniciativas muito relevantes neste campo no país, como é exemplo o programa MOBI-e, em fase de internacionalização.
«Este livro é principalmente uma obra destinada a fortalecer o impacto crescente que a tecnologia dos carros elétricos está a ter não só na indústria automóvel mas também na sociedade. Interessará ao público em geral, mas especialmente aos adeptos de automóveis não convencionais e da sua tecnologia. Ambientalistas poderão encontrar neste livro razões para promover a mobilidade elétrica, enquanto os entusiastas da velocidade também se poderão deliciar com os muitos superdesportivos aqui apresentados e que não gastam uma gota de gasolina», avança Francisco Brito.
O DEM tem vindo a promover uma série de iniciativas sobre a temática da mobilidade elétrica, tendo recentemente apresentado o novo SMART elétrico no campus.
+INFO: Francisco Brito | DEM | “Carros Elétricos”