O Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio a Decisão (GECAD) recebeu recentemente as visitas do magnífico reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Aguiar Neto, e do coordenador de Assuntos Internacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Jair Líbero Cadorin. Ambas as visitas serviram para analisar oportunidades de cooperação luso-brasileira.
A visita de Benedito Aguiar Neto, juntamente com Cláudia Forte, responsável pela cooperação interinstitucional e internacional da UPM, serviu para abordar várias possibilidades de cooperação ao nível de doutoramentos, projetos de I&D e intercâmbio de investigadores.
A delegação brasileira reuniu com a diretora do GECAD, Zita Vale, o vice-presidente do IPP para a área da investigação, Carlos Ramos, e vários investigadores do maior grupo de investigação do ensino politécnico português.
Esta visita segue-se a outra efetuada por Carlos Ramos, em Julho passado, à UPM. Localizada em São Paulo, a UPM é considerada uma das mais prestigiadas universidades brasileiras.
O desejo de reforçar laços com congéneres de um povo irmão e potência emergente motivou igualmente a deslocação de Jair Líbero Cadorin ao Porto. O coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC visitou o GECAD no dia 13 de Dezembro e aproveitou para contatar com os cinco investigadores brasileiros acolhidos no ISEP ao abrigo do programa PROPICIE.
Este programa do IFSC, no qual o ISEP surge como parceiro de acolhimento, foi descrito como «um importante caso de sucesso». O programa contribuiu para o protocolo recentemente assinado entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Brasil (CONIF) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos portugueses (CCISP), com vista a fomentar o intercâmbio atlântico, ao abrigo do Ciência sem Fronteiras.
+INFO: GECAD