“Estratégias de Implementação de Plataformas de e-maintenance na Indústria” incide na área da manutenção industrial suportada, eletronicamente, por sistemas de comunicação baseados na Web. Este trabalho desenvolvido no âmbito do mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, beneficiou da proximidade entre o ISEP e as empresas Swedwood e a Cachapuz, para analisar metodologias existentes ao nível de e-maintenance e propor novas soluções.
Se por um lado a Swedwood apresentava uma organização da manutenção assente na “melhoria contínua”, um dos pilares da total production maintenance (TPM), a Cachapuz apresentou imediatamente o desafio, e a necessidade, de desenvolver um sistema de emaintenance que pudesse ser integrado no Sistema Logístico de Viaturas (SLV Cement).
O trabalho centrou-se nesta parceria, da qual surgiu uma aplicação que irá transformar um sistema automatizado de pesagem de viaturas, usado na indústria cimenteira e distribuído por vários países, numa plataforma de e-maintenance.
O sistema monitoriza constantemente a degradação dos componentes críticos através de um sistema de alertas permitindo antecipar falhas, enviando ordens de serviço às equipas de trabalho previamente definidas. O sistema envia toda a informação documental referente à intervenção, bem como dos conjuntos de acessórios e peças de substituição.
Denominada SLV_EMAINT, e suportada pela framework SLV Cement, esta aplicação disponibiliza vários módulos de gestão da manutenção (e-team, e-doc e e-sparts), que permitem monitorizar e controlar todo o fluxo de informação ao nível da emissão de guias de acesso à unidade industrial e das células de carga – elementos críticos no processo SLV.
Com esta abordagem a empresa conta diminuir consideravelmente os tempos de paragem dos veículos, nomeadamente nas horas de pico, e, consequentemente obter uma clara redução dos custos alocados aos recursos humanos utilizados nas avaliações periódicas dos níveis dos equipamentos que passarão a ser efetuadas, automaticamente, pelo módulo de gestão da manutenção.
O projeto do mestre Rui Abreu foi coordenado por Zita Vale, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e responsável pelo Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) e por Adriano Santos, docente do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica (CIDEM).
O ISEP apresentou recentemente os resultados deste projeto no decurso da 3ª Conferencia Ibero-Americana de Ingeniería e Innovación Tecnológica (CIIIT 2011).
+INFO: Adriano Santos | DEE | GECAD | CIDEM